entrei Coren-RS | Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul
30/06/2017
Plenária Pública do Coren-RS e Cofen lota auditório em Porto Alegre
Cerca de 300 profissionais participaram da atividade
O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) realizou, nesta quarta-feira (28), plenária pública em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). O evento ocorreu no Hotel Continental, em Porto Alegre, e contou com a presença de cerca de 300 profissionais da Enfermagem, lotando o espaço. O objetivo era aproximar os conselhos das categorias e promover um momento de debate, capacitação e valorização da Enfermagem gaúcha e brasileira. Essa mesma plenária ocorrerá no dia 05 de julho (quarta-feira), em Bento Gonçalves, durante o Seminário Nacional de Fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais (Senafis) (confira mais informações aqui).

Na mesa de abertura o presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, reafirmou os posicionamentos da gestão atual, que tem se comprometido com uma saúde pública de qualidade, garantindo a valorização das categorias. Nessa mesa estavam presentes também a vice-presidente do Cofen, Irene do Carmo Alves Ferreira, e os conselheiros federais Maria do Rozário de Fátima Borges Sampaio (primeira secretária do Cofen) e Jebson Medeiros de Souza (primeiro tesoureiro do Cofen)

Na sequência, aconteceu a palestra da conselheira federal Dorisdaia Humerez sobre Atuação do Sistema Cofen/Conselhos Regionais para a Valorização da Enfermagem Brasileira. Ela tratou sobre como os conselhos têm apoiado as pautas das categorias e os(as) profissionais. Defender as 30 horas para a Enfermagem, a garantia de um espaço de descanso adequado, a aposentadoria especial, entre outras questões, como a não mercantilização da formação e contra o ensino de Enfermagem a distância (EaD). Além de Daniel, estavam presentes também as conselheiras e conselheiros do Coren-RS Nelci Dias, Margarita Unicovsky, Maurelize da Silva, Elizandra Dill, João Carlos da Silva e Ricardo Haesbaert.

SAE em debate - Num segundo momento, aconteceu a palestra Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) como Ferramenta de Empoderamento da Enfermagem, com o convidado Marcelo Chanes. A atividade, que foi conduzida de forma dinâmica e didática, abordou como a SAE é essencial para auxiliar a tomada de decisões da Enfermagem em seus ofícios. Segundo ele, é preciso organizar de forma humanizada os processos de Enfermagem já existentes. “SAE não é meramente burocracia”, afirmou ele, completando que os(as) próprios(as) enfermeiros(as) precisam perder a resistência contra a sistematização, pois é uma ferramenta poderosa de auxílio e respaldo.

O evento também contou com as considerações do deputado estadual e vice-presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do estado, Valdeci Oliveira (PT). Também estiveram presentes representantes de diversas entidades representativas da Enfermagem e da saúde, que são parceiras do Coren-RS em suas pautas. Prestigiaram o evento os presidentes Estêvão Finger, do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), Milton Kempfer, da Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do RS (Feessers), e Iride Caberlon, da Associação Brasileira de Enfermagem - seção do Rio Grande do Sul (ABEn-RS).

O Coren-RS tem como metas ser politizador, capacitador e oferecer serviços de qualidade às categorias. Os conselheiros e conselheiras do Coren-RS, que estavam presentes no evento, consideram que é papel da entidade atuar para além das suas obrigações legais e ocasiões como essa plenária, em parceria com o Cofen, evidenciam esse objetivo. O Conselho está sempre à disposição dos(as) profissionais.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Texto: acadêmica de jornalismo Mariana Bello
Supervisão: jornalista Joanna Ferraz DRT/RS 12.176
Galeria de fotos