22/08/2017
Coren-RS demonstra preocupação com HPS em reunião do Conselho Municipal de Saúde

Na quinta-feira (17) aconteceu reunião do Conselho Municipal de Saúde (CMS) para tratar sobre a situação precarizada do Hospital de Pronto-Socorro de Porto Alegre (HPS). O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) esteve presente, representado pela coordenadora do Departamento de Fiscalização (Defisc), Cláudia Mastrascusa. A reunião aconteceu no Sindicato dos Municipários da capital gaúcha (Simpa) e contou com a presença do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), de funcionários(as) do HPS, do secretário municipal da Saúde, Erno Harzheim, entre outros(as) participantes. 

Desde o início de janeiro, o Coren-RS vem tentando agendar reunião com o secretário para tratar sobre os problemas identificados nas fiscalizações nas instituições de saúde da Prefeitura de Porto Alegre. Na ocasião, Cláudia reiterou a disponibilidade e cobrou, novamente, um retorno, mas não obteve resposta sobre datas. Como já havia exposto na última reunião do CMS, Cláudia demonstrou a preocupação do Coren-RS com a situação do HPS. “Já foram realizadas sete ações fiscalizatórias em 2016 e 2017 e ainda há o deficit de 31 enfermeiros e 117 auxiliares e técnicos de enfermagem, o que acarreta num desgaste físico e psicológico para estes(as) profissionais”, afirma Cláudia, “E ainda assim não obtivemos retorno da Secretaria Municipal de Saúde.”

Cerca de 240 profissionais deixaram o HPS nos últimos 10 anos, segundo dados do próprio hospital, e ainda não foram contratadas pessoas o suficiente para repor esses cargos. O Coren-RS entende que o HPS é referência no atendimento de urgência e emergência em Porto Alegre, sendo essencial para a saúde pública municipal. O Conselho continuará pressionando a SMS e reiterando seus posicionamentos para garantir tanto uma assistência de Enfermagem capacitada quanto reivindicando locais de trabalho adequados. 

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Texto: acadêmica de jornalismo Mariana Bello
Supervisão: jornalista Denise Campão DRT/RS 5.695