entrei Coren-RS | Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul
22/08/2017
Coren-RS reitera seus posicionamentos em reunião do Fórum Gaúcho de Enfermagem

Na sexta-feira (18) aconteceu uma reunião do Fórum Gaúcho de Enfermagem, do qual o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) faz parte. A reunião aconteceu na sede do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), em Porto Alegre. A conselheira Nelci Dias e a coordenadora do Departamento de Fiscalização (Defisc), Cláudia Mastrascusa, representaram o Coren-RS. Também fazem parte do Fórum o Sergs, o Sindisaúde/RS e a Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Estado (Feessers).

A enfermeira Claudia Franco, integrante do Sergs e diretora da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS) – entidade que também compõe o Fórum Nacional, explicou que o objetivo da reunião é rearticular a Enfermagem em torno de suas lutas históricas e, para isso, foram debatidos os andamentos de projetos de lei que dizem respeito a essas pautas. A lei das 30 horas, a do descanso digno, a da aposentadoria especial e a do piso salarial – entre outras – são exemplos de propostas que tramitam na Câmara de Deputados ou no Senado Federal, ainda sem previsão de aprovação e/ou sanção.

Para Nelci e Cláudia, é essencial que a Enfermagem se una para pressionar os políticos pela aprovação dessas demandas, e o apoio das entidades representativas é fundamental. Como encaminhamentos da reunião ficou decidido elaborar atividades para as categorias da Enfermagem e mobilizar o Fórum mensalmente. A próxima reunião foi marcada para o dia 11 de setembro. 

O Coren-RS tem reiterado constantemente seu posicionamento pela garantia e conquista de direitos à Enfermagem. O Conselho tem participado e promovido atividades como debates, audiências públicas, capacitações e demais eventos a fim de promover a valorização da Enfermagem e mobilização das categorias. O Coren-RS tem como princípios ser politizador, presente e apoiador da Enfermagem.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Texto: acadêmica de jornalismo Mariana Bello
Supervisão: jornalista Denise Campão DRT/RS 5.695