05/07/2018
Coren-RS apresenta informações sobre condições de trabalho ao Ministério Público

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Daniel Menezes de Souza, foi recebido pelo procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS),Victor Hugo Laitano, na tarde desta quarta-feira (04/07). A reunião teve como objetivo abrir uma frente de trabalho conjunta para apurar denúncias sobre irregularidades nas condições de trabalho da Enfermagem no Estado.

“O objetivo do Conselho é fiscalizar o profissional, mas é preciso analisar o contexto das relações de trabalho. Quem está sendo punido com o desinvestimento na saúde é o usuário e o trabalhador”, disse Daniel. 

No encontro, o Coren-RS apresentou um conjunto de problemas, relacionados às condições de trabalho em instituições públicas e privadas do Estado. As irregularidades são constatadas pelo Conselho em ações fiscalizatórias ou a partir de denúncias e, na maioria, dizem respeito ao não cumprimento do dimensionamento correto do quadro de pessoal de Enfermagem, gerando sobrecarga e prejuízo na qualidade e segurança do atendimento. 

No encontro, os representantes do MPT-RS mostraram disposição em examinar representações que sejam encaminhadas pelo Coren-RS a partir de denúncias de casos específicos. Também participaram da reunião o coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Combate às Fraudes nas Relações de Trabalho (Conafret) do MPT, Marcelo Goulart, e o assessor jurídico do Conselho, Marcelo Bidone de Castro.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Jornalista Sinara Sandri
DRT/RS 8.073