18/09/2019
Coren-RS presente em audiência sobre rede de acolhimento a mulheres vítimas de violência no RS

Audiência pública foi proposta pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia
O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pela enfermeira Luciane da Silva, da Câmara Técnica Saúde da Mulher, participou no dia 11 de setembro de audiência pública na Assembleia Legislativa do RS (ALRS) que debateu sobre A Atual Situação da Rede de Acolhimento a Mulheres Vítimas de Violência no RS. A iniciativa foi proposta pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos. O Estado do Rio Grande do Sul ocupa, hoje, o terceiro lugar no ranking de feminicídios no Brasil – de 2017 para 2018, os casos aumentaram 40,96%.

Do debate, foram encaminhados documentos à prefeitura de Porto Alegre e ao governo do Estado, cobrando providências e medidas efetivas. Também foi acertada a formação de um grupo de trabalho que integrará a força-tarefa da Comissão de Segurança Pública da ALRS, em atuação com diversas entidades e coletivos femininos, para enfrentar o feminicídio e elaborar um diagnóstico da situação no Estado.

“Na audiência falou-se muito sobre a falta de políticas públicas efetivas de combate à violência contra a mulher e como isso faz com que o número de vítimas aumente. O Estado não pode mais ser conivente com a perpetuação desse ciclo de violência”, diz Luciane.

Em agosto, o Coren-RS já havia participado de uma audiência pública para articular ações de prevenção e proteção às mulheres (saiba mais clicando aqui).

A Enfermagem, em todo esse contexto, exerce um papel fundamental, de acolhimento a vítimas que procuram atendimento nos serviços de saúde. O novo Código de Ética da Enfermagem, que entrou em vigor em abril de 2018, estabelece que as(os) profissionais de Enfermagem são obrigadas(os) a comunicar aos órgãos de responsabilização criminal as suspeitas de casos de violência doméstica e familiar contra a mulher.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS (com informações da Agência de Notícias ALRS)
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176
Foto: Luiz Morem | Agência ALRS