20/03/2020
Coronavírus: orientações para uso de máscara e demais EPIs

Diante da pandemia do novo Coronavírus (Covid19) e dos inúmeros relatos recebidos pela Ouvidoria e demais canais solicitando informações referentes ao uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), principalmente máscaras, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) elaborou uma nota de esclarecimento, com base em informações do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e autoridades sanitárias. Confira:

Nota de Esclarecimento

O Cofen constituiu o Comitê Gestor de Crise (CGC) no âmbito do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem com o objetivo de gerenciar questões inerentes às crises relacionadas à Pandemia do novo Coronavírus (Covid19), oficialmente declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), acompanhando diariamente as situações relacionadas a esta pandemia, visando baixar recomendações e estratégias de atuação emergenciais, considerando as previsões do Ministério da Saúde e das Autoridades Sanitárias.

Destaca-se a relevância da Enfermagem na detecção e avaliação dos casos suspeitos, não apenas em razão de sua capacidade técnica, mas também por constituírem-se no maior número de profissionais da área da saúde, e serem a única categoria profissional que está nas 24 horas junto ao paciente.

A pluralidade da formação do enfermeiro e sua posição de liderança na equipe, coloca o profissional de Enfermagem como protagonista no combate a transmissão da doença. Diante do atual cenário epidemiológico do país, o Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, preocupado com o bem-estar individual e coletivo, reitera a necessidade de atenção às normas de proteção e às orientações advindas do Ministério da Saúde e das demais autoridades sanitárias.

Aos profissionais de Enfermagem

Os quase 2,3 milhões de profissionais de Enfermagem brasileiros atuantes nos diferentes níveis de atenção (básica, média e alta complexidade), tanto na rede pública quanto privada, compõem a linha de frente no combate e controle da propagação do novo Coronavírus (Covid19).

Sendo assim, o Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem recomenda:

• Realizar higiene das mãos antes e depois do contato com pacientes ou material suspeito e antes de colocar e remover os Equipamentos de Proteção Individual (EPI);

• Evitar exposições desnecessárias entre pacientes, profissionais e visitantes dos serviços de saúde;

• Estimular a adesão e adotar as demais medidas de controle de infecção institucionais e dos órgãos governamentais (Ministério da Saúde, Anvisa e Secretarias de Saúde);

• Apoiar e orientar medidas de prevenção e controle para o novo Coronavírus (Covid19);

• Reforçar a importância da comunicação e notificação imediata de casos suspeitos para infecção humana pelo novo Coronavírus (Covid19);

• Manter-se atualizado a respeito dos níveis de alerta para intervir no controle e prevenção deste agravo;

• Estimular a Equipe de Enfermagem a manter-se atualizada sobre o cenário global e nacional da infecção humana pelo novo Coronavírus (Covid19), por meio de fontes de informação oficiais;

• Orientar e apoiar o uso, remoção e descarte de Equipamentos de Proteção Individual para os profissionais da equipe de Enfermagem de acordo com o protocolo de manejo clínico para a infecção humana pelo novo Coronavírus (Covid19), conforme recomendação da Anvisa;

• Realizar a limpeza e desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência pelos pacientes e equipes assistenciais.

Quanto ao uso dos EPIs (máscara), recomendamos os critérios estabelecidos pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde, conforme segue:

Conforme Nota Técnica Nº 04/2020 GVIMS/GGTES/Anvisa (CLIQUE AQUI), atualizada em 17/02/2020, na página 12:

Recomendação de medidas a serem implementadas para prevenção e controle da disseminação do novo Coronavírus (Covid19) em serviços de saúde (OMS, 28.01.2020).

Casos suspeitos ou confirmados e acompanhantes:

- usar máscara cirúrgica;

- usar lenços de papel (tosse, espirros, secreção nasal);

- higiene das mãos frequnte com água e sabonete líquido ou preparação alcoólica.

Profissionais de saúde:

- higiene das mãos frequnte com água e sabonete líquido ou preparação alcoólica;

- gorro;

- óculos de proteção ou protetor facial;

- máscara cirúrgica;

- avental;

- luvas de procedimento;

Atenção: os profissionais de saúde deverão utilizar máscaras N95, FFP2, ou equivalente, ao realizar procedimentos geradores de aerossóis como por exemplo, intubação ou aspiração traqueal, ventilação não invasiva, ressuscitação cardiopulmonar, ventilação manual antes da intubação, indução de escarro, coletas de amostras nasotraqueais e broncoscopias.

Observação 1: Todas essas medidas são baseadas no conhecimento atual sobre os casos de infecção pelo novo Coronavírus (Covid19) e podem ser alteradas conforme novas informações sobre o vírus forem disponibilizadas.

Observação 2: Usar uma máscara cirúrgica é uma das medidas de prevenção para limitar a propagação de doenças respiratórias, incluindo o novo Coronavírus (Covid19). No entanto, apenas o uso da máscara cirúrgica é insuficiente para fornecer o nível seguro de proteção e outras medidas igualmente relevantes devem ser adotadas, como a higiene das mãos com água e sabonete líquido ou preparação alcoólica antes e após a utilização das máscaras. Usar máscaras quando não indicado pode gerar custos desnecessários e criar uma falsa sensação de segurança que pode levar a negligenciar outras medidas como práticas de higiene das mãos. Além disso, a máscara deve estar apropriadamente ajustada à face para garantir sua eficácia e reduzir o risco de transmissão. Todos os profissionais devem ser orientados sobre como usar, remover, descartá-las e na ação de higiene das mãos antes e após o uso.

O Protocolo de Manejo Clínico para a Infecção Humana pelo novo Coronavírus (Covid19), elaborado pelo Ministério da Saúde, está disponível CLICANDO AQUI.

O documento reforça na página 22 o que segue:

Tabela 3. Recomendação de medidas a serem implementadas para prevenção e controle da disseminação do novo coronavírus (2019-nCoV):

Profissionais de Saúde responsáveis pelo atendimento de casos suspeitos ou confirmados:

- higiene das mãos com preparação alcoólica frequentemente;
- gorro;
- óculos de proteção ou protetor facial;
- máscara;
- avental impermeável de mangas longas;
- luvas de procedimento.

Atenção: deverão ser utilizadas máscaras de proteção respiratória (respirador particulado) com eficácia mínima na filtração de 95% de partículas de até 0,3µ (tipo N95, N99, N100, PFF2 ou PFF3), sempre que realizar procedimentos geradores de aerossóis como por exemplo, intubação ou aspiração traqueal, ventilação não invasiva, ressuscitação cardiopulmonar, ventilação manual antes da intubação, indução de escarro, coletas de amostras nasotraqueais e broncoscopias. Para realização de outros procedimentos não geradores de aerossóis, avaliar a disponibilidade da N95 ou equivalente no serviço. Não havendo disponibilidade é obrigatório o uso da máscara cirúrgica.

Diante do exposto, a ANVISA e MS reforçam o uso do EPI, e assim, recomendamos verificar junto a instituição de saúde qual plano de prevenção adotado pela mesma para prevenir a disseminação da infecção bem como os EPIs disponíveis na instituição para proteção do trabalhador.  

Fonte: Coren-RS
Texto: jornalista Ronan Dannenberg e analista enfermeira Rafaela Galvão