27/03/2020
Coronavírus: resolução autoriza teleconsulta de Enfermagem durante a pandemia
O presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) nesta quinta-feira, 26 de março, ad referendum do plenário, a realização de consultas de Enfermagem a distância, como forma de garantir a capacidade de atendimento e combater o novo coronavírus,  preservando pacientes e profissionais. A Resolução 635/2020 (CLIQUE AQUI) autoriza que os enfermeiros realizem consultas, orientações e encaminhamentos por meios tecnológicos.

“A participação dos enfermeiros no combate à pandemia é fundamental, principalmente nesses momentos de isolamento social, em que as pessoas precisam de acesso a informações seguras e com possibilidade de atendimento sem deslocamentos às unidades de saúde”, ressalta o presidente do Cofen, Manoel Neri.

Os meios eletrônicos utilizados para a teleconsulta devem ser suficientes para resguardar, armazenar e preservar a interação entre o enfermeiro e seu paciente, respeitando o Código de Ética dos Profissionais da Enfermagem. A normativa elenca os dados obrigatórios no registro.

Fonte: Cofen