02/04/2020
Coronavírus: Coren-RS cobra disponibilidade de EPIs para a Enfermagem
O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) segue atento às condições de trabalho de profissionais frente à pandemia do novo Coronavírus (Covid19). Entre outras medidas junto a instituições de saúde e a autoridades, o Conselho cobra a disponibilidade de equipamentos de proteção individual (EPIs) para a categoria.

Equipes do Coren-RS estão trabalhando nos serviços de saúde orientando e acompanhando profissionais quanto ao uso dos materiais, enquanto verifica a disponibilidade dos EPIs pelas instituições. Além disso, o Conselho já cobrou das autoridades, via ofício, que garantam o fornecimento dos aparatos a trabalhadores da saúde.

Cancelamento de compra de EPIs preocupa o Cofen

O desabastecimento internacional de EPIs durante a pandemia coloca sob grave risco de contaminação a população brasileira e, em especial, os profissionais de saúde. Após o anúncio do cancelamento de parte das compras feitas pelo Brasil, feito nesta quarta-feira, 1º de abril, pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri, expressou a necessidade de redirecionar a produção da indústria nacional. A China cancelou diversas vendas para atender demanda dos Estados Unidos.

O Cofen lançou edital para a compra de máscaras N95, que serão encaminhadas aos Conselhos Regionais, com orientações sobre distribuição. A iniciativa se soma aos esforços para reduzir a exposição a riscos. O uso da máscara N95 é indicado em procedimentos de intubação ou aspiração traqueal, ventilação mecânica invasiva e não invasiva, ressuscitação cardiopulmonar, ventilação manual antes da intubação, coletas de amostras nasotraqueais, entre outros que gerem aerossóis.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS (com informações do Cofen)
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181