Coren-RS | Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul
02/04/2020
Coronavírus: Cofen disponibiliza planilha de cálculo e controle de EPIs

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) disponibilizou uma calculadora eletrônica que mede a taxa de consumo de equipamentos de proteção individual (EPIs). A ferramenta é um modelo baseado em planilha que fornece informações as instituições de saúde para planejar e otimizar o uso dos materiais para resposta à doença do novo Coronavírus (Covid19). Acesse a planilha CLICANDO AQUI.

A ferramenta foi desenvolvida pelo Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) e também pode ser usada no dimensionamento do uso de EPI fora do contexto do Covid19, onde a escassez de EPI também pode ocorrer devido a problemas na cadeia de suprimentos relacionados à resposta do Coronavírus, como por exemplo, em instituições de fabricação.

Como usar:
- Para usar a calculadora, digite o número de caixas cheias de cada tipo de EPI que você possui em estoque (aventais, luvas, toucas, máscaras cirúrgicas, respiradores e mascaras N95).
- Essa ferramenta calcula a taxa média de consumo, também chamada de “taxa de queima”, para cada tipo de EPI inserido na planilha.
- Essas informações podem ser usadas para estimar o suprimento restante de EPI com base na taxa média de consumo.
- A planilha é aberta e também pode ser usada para calcular o uso de outros tipos de Equipamentos de Proteção Individual.

Fonte: Cofen