04/04/2020
Coronavírus: Cofen normatiza cadastramento instituído pela Portaria 639/2020 do MS

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) publicou a Resolução 636/2020 (CLIQUE AQUI para visualizá-la), normatizando o cadastramento de enfermeiras(os), técnicas(os) e auxiliares na iniciativa “O Brasil Conta Comigo – Profissionais de Saúde”, estratégia instituída pela Portaria 639/2020 do Ministério da Saúde (MS). O cadastro pode ser feito neste link: https://registrarh-saude.dataprev.gov.br.

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) recomenda que a categoria faça o cadastro para realizar os cursos disponíveis. “A resolução, porém, não determina uma obrigatoriedade, afastando sanções no âmbito disciplinar”, destaca o presidente Daniel Menezes de Souza.

A portaria do MS não constitui um serviço civil obrigatório, mas oportunizará cursos de capacitação para o enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid19). Além disso, é uma forma de identificar quais profissionais tem disponibilidade e interesse em trabalhar pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos casos de necessidade, inclusive com deslocamento para outras regiões do Brasil.

“A Enfermagem é uma categoria comprometida com a saúde da população e tem nesse momento um dos papéis essenciais. Contudo, necessita de condições adequadas e seguras para o exercício profissional”, reforça Daniel.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos (Coren-RS)
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181