21/02/2025 - Vídeo do Coren-RS acende alerta sobre violência contra profissionais da Enfermagem: assista!



A violência contra os profissionais de Enfermagem tem sido recorrente. Essa é uma grande preocupação do Coren-RS e, ao longo do ano de 2025, a temática estará no centro de uma série de ações promovidas pela autarquia. A primeira delas foi uma audiência pública, em conjunto com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), no dia 19 de fevereiro - saiba mais aqui).

Na audiência, foi lançado um vídeo especial, produzido pelo Coren-RS, com atores narrando situações reais de violências diversas vividas por profissionais de Enfermagem. Ele está disponível no YouTube. Assista e compartilhe!

Violência adoece a Enfermagem e impacta a assistência

A violência contra a categoria compromete a saúde física e mental dos trabalhadores, além de impactar negativamente o atendimento à população. E essa violência acontece de diversas formas: tanto em forma de assédio (moral ou sexual) quanto em agressões verbais e/ou físicas.

“Não queremos um ambiente de trabalho hostil, ainda mais em uma categoria majoritariamente ocupada por mulheres. Humilhações, constrangimentos, abusos e agressões afetam profundamente a saúde psicológica e a dignidade dos trabalhadores, aumentando o estresse, a ansiedade e até casos de profissionais que abandonam a profissão”, ressalta o presidente do Coren-RS, Antônio Tolla.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176