28/02/2025 - Pesquisa aponta desafios e benefícios do Processo de Enfermagem na APS

Compreensão limitada do termo e falta de capacitação adequada dos profissionais são fatores apontados como desafios para implementar os processos nas instituições de saúde

Estudo publicado na Revista Enfermagem em foco mostrou que os enfermeiros possuem conhecimentos limitados em relação à Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e ao Processo de Enfermagem (PE) aplicados na Atenção Primária à Saúde (APS). Realizada por João Felipe Silva e Ana Clara Costa entre março e novembro de 2021, a pesquisa investigou as percepções dos enfermeiros a respeito da execução desses métodos durante o atendimento inicial.

Intitulado Processo de Enfermagem: caracterização da aplicação na Atenção Primária à Saúde, o estudo analisou nove publicações. 100% dos artigos avaliados indicaram que os enfermeiros percebem os métodos SAE e PE como complexos. Desses, 33% afirmaram não receber formação acadêmica adequada para realizar o procedimento, 56% ressaltaram a necessidade de educação permanente e 22% apresentaram insegurança na aplicação da estratégia. Além disso, há confusão entre os dois termos.

Conhecimento limitado (67%), múltiplas atribuições do enfermeiro (55%) e a falta de capacitação dos profissionais (44%) estão entre os fatores apontados como desafios para implementar os processos nas instituições de saúde. A ausência de incentivo, a cobrança dos gestores e a carência de abordagens mais eficientes na formação acadêmica também foram temas de discussão.

Em contrapartida, os enfermeiros observaram o desenvolvimento da autonomia (56%), a melhora na organização do processo de trabalho (33%) e o aumento na qualidade da assistência prestada (33%), quando os processos foram aplicados de forma adequada.

Os resultados da pesquisa não permitem generalizações para outros níveis de atenção, mas indicam caminhos para facilitar a implementação da SAE e do PE em contextos semelhantes.

Acesse a Revista Enfermagem em foco para ler o artigo na íntegra.

Definições

Em 2024, o Cofen atualizou a Resolução 358/09 com a Resolução 736/2024, que diferencia a SAE do PE. O PE é um método
que orienta o raciocínio crítico e o julgamento clínico do enfermeiro e inclui as fases de avaliação, diagnóstico, planejamento, implementação e evolução do cuidado. Enquanto o SAE está relacionada aos aspectos organizacionais necessários para a prática assistencial.

Fonte: Ascom/Cofen