26/03/2025 - Cofen e Coren-RS se reúnem com demais entidades ligadas à Enfermagem para debater atualização do Código de Ética



Na manhã de 26 de março de 2025, o Coren-RS e o Cofen promoveram mais uma importante reunião para avançar nas discussões sobre a atualização do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE). Em encontro, realizado na Sede do Conselho Regional, em Porto Alegre, teve a participação de representantes de diversas entidades ligadas à categoria e faz parte das etapas preparatórias para a II Conferência Nacional de Ética em Enfermagem (CONEENF), que busca revisar e aprimorar as diretrizes éticas da profissão.

Entre os participantes da reunião, estiveram o presidente do Coren-RS, Antônio Tolla, o vice-presidente do Cofen, Daniel Menezes de Souza, e a coordenadora do grupo interno do Coren-RS que discute a atualização do Código de Ética, Nelci Dias. Também estiveram no encontro representantes de instituições acadêmicas, sindicatos e associações ligadas à Enfermagem, incluindo o Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (CES-RS), a Associação Brasileira de Enfermagem - seção RS (Aben-RS), o Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul (Sergs), o Sindisaúde Novo Hamburgo, o Sindisaúde Cruz Alta, e os diretórios acadêmicos das escolas de Enfermagem das universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Santa Maria (UFSM) e de Pelotas (UCPel).

No encontro, foram debatidas as contribuições regionais já enviadas ao Cofen, além da importância da consulta pública sobre o CEPE, que será aberta entre 28 de março e 30 de abril de 2025 no site consultapublica.cofen.gov.br. “O Código de Ética é um instrumento essencial para garantir direitos e deveres da Enfermagem. A participação ativa das entidades e dos profissionais nesse processo de atualização é fundamental para que o documento reflita a realidade do trabalho da categoria”, destacou o presidente do Coren-RS, Antônio Tolla.

Participação - O Coren-RS reforça a importância da participação de toda a categoria na construção desse novo Código de Ética. Além da consulta pública, haverá conferências estaduais entre junho e outubro de 2025, seguidas por oficinas de trabalho regionais, que culminarão na realização da II CONEENF até março de 2026. “A voz dos profissionais nesse processo é essencial. Convocamos todos os profissionais a acessarem a consulta pública a partir de 28 de março para contribuir na atualização documento”, enfatizou Antônio.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS