14/05/2025 - Coren-RS lança Observatório da Violência na Enfermagem durante a Semana da Enfermagem 2025



A violência contra profissionais da Enfermagem é uma realidade alarmante e, infelizmente, persistente no Rio Grande do Sul e no Brasil. Para enfrentar essa situação com dados, estratégias e ações concretas, o Coren-RS apresentará oficialmente, no dia 27 de maio, o Observatório da Violência na Enfermagem. O lançamento ocorrerá durante a Semana da Enfermagem 2025, em Porto Alegre.

A iniciativa integra a campanha Basta de Violência na Enfermagem, promovida pelo Coren-RS desde 2024, e é uma resposta ao crescente número de casos registrados por profissionais da categoria em seus locais de trabalho. O Observatório será uma plataforma digital no site do Conselho (www.portalcoren-rs.gov.br) e ficará online permanentemente voltada ao registro, monitoramento, análise e enfrentamento da violência contra enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras no Estado.

“É um passo histórico para a nossa categoria. Estamos estruturando um instrumento que permitirá reunir dados, dar visibilidade aos casos, acolher profissionais vítimas de violência e, principalmente, cobrar medidas concretas de gestores públicos e privados. Não podemos mais naturalizar o adoecimento e o medo nos ambientes de trabalho”, afirma o presidente do Coren-RS, Antônio Tolla.

Além de ser um canal de escuta e acolhimento — por meio da Ouvidoria do Conselho —, o Observatório também fornecerá relatórios periódicos, orientações e dados públicos, promovendo transparência e fortalecimento das políticas de combate à violência no setor da saúde. Os primeiros relatórios, com base em 74 registros já analisados, apontam que 62,4% das agressões são verbais, seguidas por violência institucional (26,9%) e física (10%).

“A violência contra a Enfermagem afeta diretamente a qualidade da assistência prestada à população e compromete o bem-estar emocional, físico e psicológico dos trabalhadores e trabalhadoras da área. Com o Observatório, o Coren-RS reforça seu compromisso com a ética, o cuidado, a proteção e a dignidade da categoria”, reforça o conselheiro Edgar Vagner Moraes, que integra a comissão do Coren-RS que trata do tema.

A plataforma também atuará em parceria com instituições de ensino, sindicatos, serviços de saúde, Ministério Público do Trabalho, Defensoria Pública, entre outras entidades comprometidas com a valorização da Enfermagem e com a segurança dos profissionais.

Campanha permanente – A medida se somará às demais frentes da campanha “Basta de Violência na Enfermagem”. Entre elas, as audiências públicas promovidas pelo Coren-RS que já foram realizadas em Porto Alegre, Santa Maria e Pelotas, reunindo profissionais, autoridades e representantes da sociedade civil. Outras edições da audiência estão previstas para 2025 em diferentes regiões do Estado.

Semana da Enfermagem – Entre os dias 27 e 28 de maio, o Coren-RS realizará a Semana da Enfermagem 2025. Sob o tema “O cuidado de Enfermagem em suas múltiplas dimensões”, a atividade contemplará palestras, mesas-redondas e oficinas. O encontro ocorrerá no Parque Esportivo da PUCRS, em Porto Alegre. O evento é gratuito, aberto a profissionais e estudantes, com certificado de participação. Mais informações CLICANDO AQUI.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181