14/05/2025 - Excelência no ensino de Enfermagem garante recertificação do Cofen ao Senac Saúde de Porto Alegre



Com 96,6% de conformidade nas boas práticas de ensino-aprendizagem da Enfermagem, o Senac Saúde, em Porto Alegre, recebeu nesta terça-feira, 13 de maio, a recertificação do Selo de Certificação da Qualidade concedido pelo Cofen. Em 2019, a instituição foi a primeira escola do estado a conquistar o reconhecimento em sua categoria e a segunda do Brasil.

Durante o evento, o vice-presidente do Cofen, Daniel Menezes de Souza, destacou o papel da certificação como instrumento de valorização profissional. “A Certificação da Qualidade é uma iniciativa que reconhece e estimula o desenvolvimento dos profissionais de Enfermagem, reforçando a qualidade tanto na assistência quanto na formação técnica. Ao certificar instituições de ensino e de saúde, o Cofen também reconhece e valoriza os profissionais que nelas atuam, promovendo um ciclo virtuoso de excelência que impacta diretamente o cuidado prestado à população”, afirmou.

Representando o Coren-RS, a conselheira tesoureira, Ana Elisa Ferreira, ressaltou o compromisso da escola com a formação técnica qualificada. “É uma grande satisfação acompanhar o reconhecimento de uma instituição que se destaca pela formação técnica de excelência, voltada para um cuidado ético, humano e seguro”, ressaltou.

A diretora regional do Senac-RS, Sandra Lindorfer, expressou o orgulho da equipe pela conquista. “Esta recertificação reafirma nosso compromisso com uma educação ética, de excelência e transformadora. É também o reconhecimento ao empenho de todos os nossos colaboradores, em especial à equipe pedagógica, que atua com responsabilidade e sensibilidade na formação dos futuros profissionais de Enfermagem”, disse.

O Selo de Certificação da Qualidade concedido pelo Cofen reconhece instituições de saúde e de ensino que demonstram excelência no processo assistencial e na formação em Enfermagem. A iniciativa busca promover a melhoria contínua dos serviços, agregar valor ao currículo dos profissionais e aproximar os serviços e instituições de ensino do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem.

A certificação é concedida a instituições que atingem, no mínimo, 75% de conformidade com os critérios estabelecidos pela Comissão Técnica de Certificação da Qualidade (CTCQ). Para mais informações sobre o processo e inscrições, acesse: selo.cofen.gov.br.

Fonte: Ascom/Cofen