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27/06/2025 - Ouvidorias do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem avaliam avanços e planejam ações |
![]() Os ouvidores do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem se reuniram, no dia 17 de junho, por meio de videoconferência, para avaliar as ações realizadas no primeiro semestre de 2025. O encontro teve como pauta principal a leitura e análise do Relatório Consolidado 2024-2025, abrangendo o período de 1º de janeiro de 2024 a 30 de abril de 2025, que demonstrou a importância do aprimoramento contínuo e da uniformização dos procedimentos. Entre os destaques apresentados no relatório, figura a adoção de uma nova ferramenta de busca textual voltada à emissão de relatórios. A inovação tem como objetivo agilizar a análise de dados e qualificar a produção de informações estratégicas para a gestão do Sistema Cofen/Coren. Também foi apresentada a minuta do novo Regimento das Ouvidorias, que visa padronizar normas e condutas em âmbito nacional. O documento será encaminhado ao Plenário do Cofen para apreciação. Durante a reunião, os participantes reforçaram a importância do acompanhamento criterioso das manifestações não finalizadas, com ênfase no cumprimento de prazos e no comprometimento institucional com respostas céleres e eficazes à sociedade e aos profissionais de Enfermagem. Outro ponto relevante foi o fortalecimento da cooperação entre as ouvidorias, reforçando a importância do Encontro Nacional de Ouvidores do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, considerado estratégico para consolidar boas práticas e alinhar diretrizes em todo o país. Segundo a ouvidora do Coren-RS, Juliana Neves, as reuniões têm sido sistemáticas e reforçam o compromisso do Sistema Cofen/Conselhos Regionais em qualificar e aperfeiçoar os padrões e mecanismos de transparência, agilidade, eficiência, segurança dos serviços e das atividades desenvolvidas pela autarquia. "As ações da Ouvidoria englobam o tratamento das manifestações acolhidas norteando-se pelos princípios constitucionais da legalidade, moralidade, impessoalidade, publicidade e eficiência, compreendendo todos os procedimentos entre o recebimento da manifestação e o oferecimento da resposta conclusiva ao usuário do serviço", afirmou. Já o ouvidor-geral do Cofen, Eduardo Fernando de Souza, destacou o papel essencial da Ouvidoria na estrutura da Enfermagem. “A Ouvidoria é o elo principal entre a sociedade e o Sistema. Sua missão é garantir um canal de comunicação que seja eficiente, transparente e acessível aos profissionais, às instituições e à sociedade”, pontuou. A reunião reforça o compromisso do Sistema Cofen/Conselhos Regionais com o aprimoramento contínuo dos serviços de Ouvidoria, visando uma escuta ativa e qualificada, em benefício da Enfermagem e da população brasileira. Fonte: Ascom/Cofen |