10/07/2025 - Coren-RS participa do Segundo Encontro de Formação em Saúde para ILPIs, promovido pelo MPRS



O Coren-RS – representado pela conselheira e coordenadora das Câmaras Técnicas (CTs), Rosane Mortari Ciconet, e pela enfermeira fiscal Mara Fagundes – participou nesta quarta-feira, 09 de julho, do Segundo Encontro de Formação em Saúde para Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), com o tema “Responsabilidade Técnica”. A atividade, promovida pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) em parceria com a Vigilância Municipal em Saúde de São Leopoldo, ocorreu no auditório da sede do MPRS na cidade e foi destinada a profissionais, proprietários e Responsáveis Técnicos(RTs) de ILPIs de São Leopoldo.

A promotora Carla Lara Adami da Silva abriu o Encontro. “Estamos vivenciando o envelhecimento da nossa população e temos de nos preparar pra isso. Nesse cenário, as ILPIs são uma alternativa de cuidado. Esse encontro é um chamado à responsabilidade ética, técnica e social que temos junto à população idosa”, disse. Na sequência, a coordenadora da graduação em Enfermagem da Unisinos, Vânia Schneider, ressaltou a importância de ampliar o tema dos cuidados à população idosa dentro do processo de formação dos profissionais de Enfermagem.

Rosane destacou, em sua fala, a importância dos espaços de troca e debates, como o Encontro. “O Coren-RS fiscaliza o exercício profissional da Enfermagem e tem um forte função orientativa. Existimos para olhar para as necessidades da Enfermagem e da sociedade. Ao proteger os profissionais, dando respaldo para a sua atuação, estamos protegendo a sociedade”, disse.

Por fim, Mara apresentou as atribuições legais do RTs, especificamente dentro do contexto das ILPIs. “Na prática, as ILPIs acabam sendo instituições de saúde. As pessoas que estão nesses locais, muitas vezes, têm um grau alto de dependência e precisam ter o cuidado de profissionais de Enfermagem. Nesse cenário, o RT organiza o serviço e todas as particularidades dele”, explicou.

A Resolução RDC nº 502, de 27 de maio de 2021, dispõe sobre o funcionamento das ILPIs no Brasil. No Rio Grande do Sul, atualmente, há 1.339 instituições cadastradas nessa categoria.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176