29/07/2025 - Presidente do Cosems-RS manifesta apoio às ações do Coren-RS contra a violência na Enfermagem



As iniciativas do Coren-RS dentro da campanha Basta de Violência na Enfermagem receberam um importante reforço nesta terça-feira, 29 de julho. O presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems-RS), Régis Fonseca, declarou apoio à mobilização, durante reunião com o presidente do Coren-RS, enfermeiro Antônio Tolla. A temática será, inclusive, pauta do 34º Congresso do Cosems-RS, que ocorrerá de 6 a 8 de agosto, em Gramado.

Titular da Secretaria Municipal de Saúde de Gravataí, Régis recebeu Antônio na Prefeitura e destacou a relevância da iniciativa. “É essencial que gestores municipais conheçam essa proposta, para que saibam como agir diante de episódios de violência contra profissionais da saúde”, afirmou o dirigente, ao lado do coordenador da Atenção Primária à Saúde (APS) do município, o enfermeiro Luciano Albrecht.

Para o presidente do Coren-RS, o envolvimento do Cosems-RS é estratégico para que as ações de enfrentamento à violência cheguem efetivamente aos territórios. “Esse é um dos motivos pelos quais levaremos essa pauta ao Congresso. Com a presença de secretários municipais e outras lideranças, será um momento propício para apresentar o que o Coren-RS tem feito e, também, para propor medidas concretas que reduzam os casos de agressões”, explicou Antônio.

Na reunião com Régis, o presidente do Coren-RS também apresentou os protocolos de Enfermagem na APS, produzidos com base em evidências técnicas e científicas e já adotados por mais de 100 municípios gaúchos. “São documentos que contribuem para qualificar a prática da Enfermagem e fortalecer a organização da rede de atenção. Estão disponíveis gratuitamente em nosso site e devem ser implementados em todas as cidades do Estado”, ressaltou o presidente, que ainda aproveitou a agenda para conhecer as instalações da Unidade de Saúde da Família Érico Veríssimo.

Congresso - Durante o 34º Congresso do Cosems-RS, o Coren-RS estará presente com uma comitiva de conselheiros e estande institucional, promovendo debates e orientações sobre temas prioritários para a categoria. O enfrentamento à violência e os protocolos de Enfermagem na APS estarão na programação oficial do evento. Além disso, a valorização da Enfermagem na gestão pública, com presença ativa nos espaços de decisão, será outro tema que será abordado pelos representantes do Coren-RS. “Somos a maior força de trabalho da saúde, presentes em todos os momentos da trajetória dos pacientes. Os municípios precisam reconhecer essa importância e incorporar essa visão estratégica na construção das políticas públicas”, reforçou o enfermeiro Antônio.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181