08/10/2009 - Presidente do COREN-RS participou de Plenária Pública em Uruguaiana



\r\n

Na última segunda-feira, dia 5, a presidente do COREN-RS, Dra. Maria da Graça Piva, participou de audiência pública na Câmara Municipal de Uruguaiana na qual foram discutidas a proposta de redução da jornada de trabalho dos profissionais de enfermagem para 30 horas semanais, a criação de um piso salarial nacional para a categoria, e a criação, na cidade de Uruguaiana, de um pólo de ensino para qualificar os auxiliares de enfermagem da região Fronteira Oeste do Estado.

\r\n

Proposta pelo vereador Rogério de Moraes (PSDB), a audiência contou com a participação de alunos da Unipampa, de funcionários da Santa Casa, de servidores da Secretaria da Saúde e de Auxiliares de Enfermagem de Alegrete e Itaqui.

\r\n

Na oportunidade, a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (COREN-RS) falou sobre humanização no serviço de Enfermagem e dos estereótipos da profissão. A evolução da Enfermagem e a importância da qualificação, da jornada de trabalho menor e da melhor remuneração, também foram abordadas pela Dra. Piva “O Rio Grande do Sul possui uma equipe de enfermagem considerada entre as melhores do país, assim como a maioria das escolas de saúde de alto nível tecnológico. A qualificação é o motivo deste reconhecimento nacional ao profissional gaúcho”, disse.

\r\n