12/11/2009 - COREN-RS se mobiliza para o restabelecimento da Santa Casa de Misericórdia de Santana do Livramento



Atendendo a solicitação de um grupo de Profissionais de Enfermagem do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Santana do Livramento (HSCMSL), a presidente do COREN-RS, Dra. Maria da Graça Piva, compareceu a reuniões na Assembleia Legislativa e na Secretaria Estadual da Saúde. Assessores jurídicos do Conselho também fizeram parte da comitiva que buscou auxiliar para a reabertura do hospital, fechado há 25 dias.

Na Assembléia Legislativa a comitiva foi recebida, na tarde desta segunda-feira (9), pelo deputado Miki Breier (PSB), que na oportunidade representou o presidente da Casa, Ivar Pavan (PT).

De acordo com o levantamento feito pelos representantes dos empregados, as dívidas do hospital chegam a cerca de R$ 20 milhões.

No final desta mesma tarde, a comitiva foi recebida pelo chefe da Casa Civil, Otomar Vivian.

Já na manhã da última terça-feira (10), a comitiva esteve reunida com o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra. O prefeito Wainer Machado, deputados, gestores da instituição e representantes dos trabalhadores, entre outros, encaminharam proposta que prevê a reabertura do hospital com apoio de uma gestão profissionalizada, através de um convênio entre a Secretaria Estadual da Saúde  e o Hospital Mãe de Deus.

De acordo com Alexandre Reinol, assessor jurídico do COREN-RS, deverá ser mantida a figura jurídica e CNPJ do hospital e será estabelecido plano de trabalho que possibilite a retomada imediata do atendimento, a manutenção dos funcionários no quadro e um cronograma de pagamento das dívidas.