14/01/2010 - Audiência Pública reuniu profissionais de Enfermagem



Nesta segunda-feira, 11, profissionais de Enfermagem de Santana do Livramento participaram de audiência pública proposta pelo vereador Germano Camacho (PTB).

Na oportunidade, os temas redução da carga horária para 30 horas semanais, capacitação de auxiliares para técnicos de Enfermagem e a situação do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Santana do Livramento, foram abordados pela presidente do COREN-RS, Dra. Maria da Graça Piva, pelo assessor do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Flavio Zacher, e pelos vereadores Germano Camacho (PTB) e Sergio Moreira (PDT). Participaram também o presidente e vice do Sindisaúde, José Paulo da Silva e Silvio Madruga.

Qualificação de Auxiliar a Técnico e Casa de Misericórdia
Apresentado pelo assessor do MTE, Flavio Zacher, o projeto para a complementação da qualificação de Auxiliares para Técnicos de Enfermagem conta com a previsão inicial de 5 mil vagas para o Rio Grande do Sul, podendo este número ser dobrado.

\r\n

De acordo com Zacher, “esta é uma grande oportunidade de qualificar ainda mais os quadros em atuação no Estado e também em Santana do Livramento. Estamos fazendo de tudo para buscar políticas que possam ser implantadas no Rio Grande do Sul. Se de todos os nossos planos, pudermos incluir sempre Livramento, ficaremos muito felizes. Para isso, é preciso que a categoria esteja sempre mobilizada”, destacou o assessor. Com relação à Santa Casa de Misericórdia, Zacher disse que o Ministério do Trabalho estará sempre ao lado dos trabalhadores.

A presidente Maria da Graça Piva enfatizou a participação do Conselho: “O trabalho do COREN-RS para a valorização da profissão de Enfermagem consiste em atuar em todos os setores em que é necessária a nossa participação. O Conselho está sempre buscando novas oportunidades aos profissionais, e, no caso da Santa Casa de Misericórdia, estamos acompanhando e ajudando a buscar soluções. Esta situação (dos trabalhadores da Casa de Misericórdia), e todas as dificuldades pelas quais já passamos, nos leva ao amadurecimento como pessoas e como profissionais. Crescemos todos com tudo isso e cresce também a Enfermagem.”, disse Dra. Piva. E, dirigindo-se aos empregados que estão em vigília, informou que o Plenário estuda a melhor forma de parcelar as anuidades dos que não estão recebendo seus salários.

Na oportunidade a presidente visitou as instalações em reforma da Santa Casa de Misericórdia junto com os demais integrantes da comissão do COREN-RS, entre eles, Conselheira Rozeni Paludo e Enfermeira Roberta Silva, e profissionais de Enfermagem.