13/01/2010 - Não transforme sua casa em berçário da dengue



O COREN-RS lançou a campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti em todo o Estado na primeira edição da Enfermagem Gaúcha em Revista. O mote da campanha é deixar bem visível a responsabilidade que cada pessoa tem na proliferação do mosquito.

A natalidade dos mosquitos é você quem controla. Não transforme a sua casa em berçário da dengue. Com esta linguagem, o Conselho fala a todas as pessoas, profissionais de Enfermagem ou não.

Campanha do Ministério da Saúde
Engajado também na campanha do Ministério da Saúde, o COREN-RS está distribuindo os kits “Dengue: decifra-me ou devoro-te” - Brasil unido contra a dengue – aos profissionais de Enfermagem, em instituições de saúde, em eventos e visitas.

Para aderir à campanha, fique informado:
Desde 1986 vêm ocorrendo epidemias de dengue no Brasil, com registro de formas hemorrágicas e vários casos que evoluíram para o óbito.

O mosquito Aedes aegypti é o mais importante vetor do dengue devido à sua  antropofilia e por seus hábitos domiciliares e peridomiciliares. Nos últimos 10 anos, foram notificados no Brasil mais de cinco milhões de casos de dengue; por isso, suspeitar de dengue, reconhecer os “sinais de alarme” e decidir a tempo as condutas terapêuticas mais adequadas é o que esperamos de você, profissional de saúde que vive e exerce a medicina neste país onde a doença é endêmica.(fonte:MS)