26/01/2010 - Presidente do COREN-RS participa de audiência pública em Bento Gonçalves



A presidente do COREN-RS, Dra. Maria da Graça Piva, e o assessor especial do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Flávio Zacher, estiveram na tarde de ontem, dia 25, em Bento Gonçalves para apresentar os projetos relacionados aos profissionais de enfermagem.

O encontro foi realizado na Câmara de Vereadores em audiência pública proposta pelo vereador e presidente da Casa, Valdecir Rubbo (PDT). Também estavam presentes a Secretária Municipal de Administração, Eliana Passarin e o Secretário Municipal de Saúde, Ivanir Zandoná.

Destacando o trabalho do COREN-RS em divulgar as reivindicações da Enfermagem no interior do Rio Grande do Sul, Flávio Zacher, disse que o Ministro do Trabalho Carlos Lupi já se colocou em defesa da redução da carga horária de trabalho, mas que esta luta depende da mobilização da categoria em torno das instituições representativas.

Quanto ao projeto de qualificação dos Auxiliares para Técnicos de Enfermagem, Zacher lembrou que a proposta foi apresentada ao Ministério pelo COREN-RS e que o ministro Carlos Lupi abraçou a ideia. A previsão é que ainda no primeiro semestre tenha início os cursos de capacitação, atendendo cerca de cinco mil auxiliares no Estado.

Em sua manifestação, a presidente do COREN-RS apresentou a estrutura do Conselho e seus objetivos, destacando a importância da instituição em defesa dos interesses da categoria.

Dra. Piva respondeu as dúvidas da plateia, reforçando que o profissional não pode nunca perder a sensibilidade no trato com os seus pacientes.

Na mesma data, a presidente do Conselho esteve em Garibaldi onde visitou o Hospital Beneficiente São Pedro de Garibaldi. Recebida pelo Administrador do HBSP, Tercílio Conci, a comitiva conheceu a estrutura da instituição de saúde e conversou com os profissionais.

A presidente estava acompanhada do conselheiro Arli Aguiar Ribeiro e da Enfermeira Fiscal, Roberta de Almeida da Silva.