03/02/2010 - Ministério da Saúde anuncia novas vacinas para crianças



O Ministério da Saúde anunciou, na última segunda-feira, 1, que duas novas vacinas serão incluídas no calendário básico de imunização do Sistema Único de Saúde (SUS): a pneumocócica 10-valente e a antimeningococo C.

A vacina pneumocócica 10-valente será oferecida a partir de março em todo o território nacional e protegerá contra a bactéria pneumococo, causadora de meningites e pneumonias pneumocócicas, sinusite, inflamação no ouvido e bacteriemia (presença de bactérias no sangue), entre outras doenças. A vacina antimeningococo será aplicada a partir de agosto contra a doença meningocócica.

Nos primeiros 12 meses após a implementação, as novas vacinas serão aplicadas em crianças menores de dois anos de idade. A partir de 2011, elas farão parte do calendário básico de vacinação da criança específico para os menores de um ano.

De acordo com o diretor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério, Eduardo Hage, as inclusões das vacinas são um grande avanço para a saúde pública brasileira. Os imunizantes vão proteger a população contra doenças e vão contribuir para a redução da mortalidade infantil e para a melhoria da qualidade de vida do brasileiro.