29/01/2010 - Audiência Pública - Enfermagem em debate



Estiveram na audiência pública de segunda-feira, dia 25, na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Maria da Graça Piva e o assessor especial do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Flávio Zacher, o Secretário de Saúde Inavir Zandoná e a Secretária de Governo, Eliana Passarin, para juntamente com os profissionais da área de enfermagem, abordarem temas que constituem o projeto de lei que tramita no Congresso Nacional.

\r\n

Na oportunidade, o representante do MTE destacou as principais reivindicações da categoria que se reportam ao piso salarial, redução de carga horária para 30 horas semanais e a qualificação para os profissionais auxiliares para técnicos em enfermagem. 

\r\n

Segundo Zacher, os profissionais contam com o apoio do ministro Carlos Lupi, "no entanto a aprovação do mesmo vai depender muito dos interessados, pois a parte do governo já foi feita, agora o que fala é uma mobilização da categoria", afirmou o assessor. 

Por sua vez, a presidente do Coren-RS, destacou a importância da qualificação profissional. Maria da Graça falou ainda das ações desempenhadas pelo Conselho e da luta pela valorização da classe. "Tivemos um encontro positivo. Aproveitaremos os apontamentos feitos e consolidaremos com as demais reivindicações, para encaminharemos ao MTE e do relator do projeto que tramita no congresso desde o ano passado", afirma a presidente.