11/02/2010 - Fiscalização do COREN-RS busca regularização de instituições



Fiscalizar a atuação dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e visitar entidades que precisam e contratam o trabalho destes profissionais está entre as principais atribuições do COREN-RS. O objetivo é ajudar as instituições a se regularizarem, contribuindo para a melhora da qualidade dos serviços oferecidos à população.

\r\n

Conforme a enfermeira Roberta Silva, fiscal do COREN-RS, a maioria das irregularidades identificadas no Estado se concentra nas Instituições de Longa Permanência de Idosos. Esse é o caso de um asilo que abriga 15 idosos em Montenegro. Visitado semana passada pelos fiscais do Conselho, o local apresenta uma série de falhas.

\r\n

Além da rampa de acesso aos cadeirantes ter sido construída de forma precária, com tábuas de madeira mal unidas, a casa apresenta marcas de infiltração, remédios mal conservados e leigos fazendo o papel dos profissionais de enfermagem.  Também não havia um enfermeiro responsável pelo serviço nem controle na administração dos medicamentos.

\r\n

Diante da situação, esta semana será entregue à Vigilância Sanitária de Montenegro e à promotoria do município cópias do relatório com todos os levantamentos feitos pelo COREN-RS. A entidade, então, receberá um prazo para a regularização, período durante o qual continuará recebendo a visita dos fiscais do Conselho, que acompanharão as melhorias.