25/02/2010 - Profissão: cuidar dos outros

O enfermeiro possui um mercado de trabalho diversificado

O ato de cuidar é o centro da profissão do enfermeiro. Mais do que medicar e observar, esse profissional dedica-se inteiramente na manutenção da saúde, educando a população, buscando formas de prevenção e dedicando-se ao tratamento de pacientes. “O profissional da enfermagem deve saber a importância do ato de cuidar e de dedicar-se ao outro, atuando na prevenção, controle e tratamento das mais diversas enfermidades”, ressalta Giovanna Batista Leite Veloso, coordenadora dos cursos de graduação e pós-graduação em Enfermagem do Grupo CBES.

Devido a esse papel fundamental na saúde, o enfermeiro precisa ser um profissional completo e apaixonado pelo que faz. “O enfermeiro precisa ter uma visão total do ser humano, pois em qualquer área, sua principal função é cuidar do paciente”, diz. Hoje, esse profissional não se restringe aos hospitais. Pode atuar em diversas áreas como docência, administração, assessoria, pesquisa e consultorias em clínicas, consultórios, escolas, empresas, indústrias e órgãos governamentais.

De acordo com a coordenadora, uma área muito procurada hoje é a Enfermagem do Trabalho, já que as empresas cada vez mais necessitam do enfermeiro para atuar na prevenção de acidentes e na melhoria da qualidade de vida de seus trabalhadores.
...
Fonte: www.sissaude.com.br