17/03/2010 - Profissionais lotaram Câmara de Vereadores de Santa Maria



Profissionais de Enfermagem lotaram o plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria para a audiência pública realizada no final da segunda-feira, dia 15.

Com a presença da presidente do COREN-RS, Dra. Maria da Graça Piva, e do assessor especial do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Flávio Zacher, o evento contou com representação da vereadora Maria de Lourdes Castro (PMDB), pela Câmara de Vereadores e de Eduardo Marinho, pela Prefeitura Municipal.

Recebendo os participantes, a vereadora Maria de Lourdes parabenizou a iniciativa, falando da importância do debate em torno de questões relevantes para a categoria.  “Poucos Conselhos Profissionais fazem esta discussão e é preciso que os profissionais se engajem nesta proposta”.

Iniciando a apresentação dos temas a serem discutidos, o representante do Ministério do Trabalho destacou as reivindicações dos profissionais como pertinentes e reconhecidas pelo ministro Carlos Roberto Lupi. No que se refere ao projeto de qualificação dos Auxiliares de Enfermagem, Flávio Zacher disse que o programa deverá beneficiar inicialmente cinco mil profissionais dos cerca de 30 mil auxiliares do Estado, sendo que o curso não terá custo algum para o Auxiliar de Enfermagem.

Zacher chamou os profissionais para o debate do piso salarial e para a redução da carga horária. “É preciso pressionar os vereadores e deputados, através de contatos diretos ou por e-mail, no sentido de incluir o tema em votação na Câmara Federal”, disse.

A Presidente do COREN-RS iniciou o seu pronunciamento conclamando os profissionais para que encaminhem para o Conselho listas de assinaturas reivindicando a redução da carga horária.

“Os Estados do nordeste estão mobilizados e é preciso que nós também manifestemos a nossa posição. A proposta da diminuição da carga horária para 30 horas semanais representa a luta por melhores condições de trabalho pela qualidade de vida dos trabalhadores”, reiterou.

No decorrer de sua apresentação, a Dra. Maria da Graça relatou o funcionamento e a estrutura do Conselho, salientado os objetivos e os programas sociais que a instituição mantém em desenvolvimento.