21/05/2010 - Instituições de longa permanência de idosos mobilizaram atividades do Conselho



Nessa quarta-feira (19), a sede e as subseções do COREN-RS organizaram, nas suas respectivas regiões de abrangência, atividades voltadas à atualização e ao aprimoramento dos profissionais de enfermagem que atuam em Instituições de Longa Permanência de Idosos. Em Porto Alegre, o encontro aconteceu no Centro Histórico e Cultural do COREN-RS.

Segundo a enfermeira fiscal Juliana Viana, que organizou a mobilização na Capital, além de promover a capacitação dos profissionais, a ideia era possibilitar a troca de experiências entre os participantes. Ao todo, 61 pessoas participaram do evento, inclusive proprietários de casas geriátricas.

Já em Santa Cruz, a enfermeira fiscal Caroline Klotz falou aos participantes sobre a elaboração do diagnóstico situacional. Na ocasião, ela também promoveu uma oficina com foco no regimento do serviço de enfermagem.

À tarde, a palestra ficou sob a responsabilidade da enfermeira Responsável Técnica pelo Asilo São Vicente de Paulo, de Rio Pardo. Sabrina dos Santos Luiz relatou suas experiências na organização do serviço de enfermagem da instituição. A reunião aconteceu no auditório da Gastro Life, espaço cedido pela enfermeira Responsável Técnica da entidade, Andrea Becker Muller.

Na região de Santa Rosa participaram da capacitação 19 pessoas. Realizada na Fundação Educacional Machado de Assis, a iniciativa foi bem recebida pelos participantes, que pediram que mais atividades como esta sejam promovidas pelo Conselho, enfocando o idoso, cuidados, tratamentos e políticas relacionadas à área.

Em Caxias do Sul, a capacitação contou com a participação de 17 pessoas. A atividade, que aconteceu na Escola de Educação Profissional São Francisco, se destacou pela palestra da enfermeira Joice Adriana da Silva, Responsável Técnica do Oasis Santa Ângela, de Canela. Na oportunidade foram abordados assuntos relacionados à Organização do Serviço de Enfermagem.