28/06/2010 - Encontro reuniu profissionais de enfermagem na FIERGS



Apesar da chuva que inundou Porto Alegre na sexta-feira (25) o Encontro  dos Profissionais de Enfermagem, comemorativo à Semana 2010,  foi um sucesso!

Com a proposta de instigar os estudantes e profissionais da área a refletirem sobre a motivação na profissão que escolheram, o evento reuniu enfermeiros, técnicos, auxiliares e estudantes de enfermagem no Teatro do SESI, na FIERGS, em Porto Alegre.

No palco a presidente do COREN-RS, Dra. Maria da Graça Piva, as enfermeiras Fernanda Guimarães, Rita Timmers Towsend e Liana Lautert, o técnico de enfermagem e vereador em Uruguaiana Rogério de Moraes, o usuário dos serviços de enfermagem,  músico Cleitom Amorim, o médico e diretor do Centro de Transplantes da Santa Casa, José Camargo, e o político Flávio Zacher.

A importância da Enfermagem foi abordada em diferentes aspectos. Para o Dr. Camargo “O papel do enfermeiro sempre foi muito importante. Mas no atual contexto parece que se tornou ainda maior. A qualificação tecnológica mudou a atitude do médico. Por transformar a sua atividade em algo rotineiro, a afeição com o paciente se perdeu. Muitos não se dão conta, mas a tecnologia sem afetividade mais assusta do que ajuda”, acredita.

Segundo ele, os enfermeiros e os técnicos são mais comprometidos neste aspecto. Opinião compartilhada pela enfermeira Fernanda Guimarães, coordenadora de enfermagem dos pacientes externos do Hospital Mãe de Deus: “O ideal é que o profissional saiba unir a solidariedade com o conhecimento, o comprometimento, a técnica e a disciplina. Encontrar este equilíbrio faz parte da nossa atividade”, revela.

E esta corresponde a uma das principais dificuldades vivenciadas pelos profissionais de saúde. Na enfermagem, a maioria está interessada na técnica, na maneira correta de fazer um curativo ou outro procedimento, mas poucos são os que se preocupam com o lado mais humano do cuidado.

\r\n

Na visão da presidente do COREN-RS, entretanto, a humanização no atendimento deveria ganhar mais espaço na grade curricular das escolas técnicas e nas instituições de ensino superior justamente por causa desta deficiência. “Nos quatro anos da minha graduação escutei que ajudaria a salvar vidas. Hoje, como professora de pós-graduação, tento mostrar aos meus alunos que existe um limite. Eles devem ser preparados para isso”, acredita.

\r\n

Dificuldade que foi relatada por muitos convidados. Alguns lembraram situações marcantes, como a perda do primeiro cliente. Realidade com a qual foram aprendendo a lidar somente no dia a dia da profissão. “Existem casos em que não temos mais o que fazer. Nosso papel também é o de saber conduzir um processo de forma menos traumática para o paciente”, explica a Dra. Maria da Graça.

\r\n

Após a intensa troca de experiências entre os participantes, a primeira parte do evento terminou de maneira descontraída, envolvendo a todos em um momento de integração. A presidente da Autarquia – acompanhada de funcionários do COREN-RS e de alguns convidados – distribuiu rosas para a plateia, como forma de agradecer a presença dos profissionais de enfermagem.

Na segunda parte do encontro houve o show do Guri de Uruguaiana, sorteios de bolsas de estudos do Sistema Educacional Galileu (SEG) e de uma televisão de 37 polegadas oferecida pelo COREN-RS. O evento contou também com o apoio da FEEVALE, da Escola São Miguel e do Grupo Uninter (IBPEX).

\r\n

A organização do evento foi dos funcionários do COREN-RS, que estiveram exemplares no atendimento de todas as demandas durante o encontro. Elogios as suas atuações foram recebidas tanto dos convidados como dos participantes.