28/07/2010 - Programa Estratégia de Saúde da Família é apresentado na Câmara de Vereadores de Sapiranga



O programa Estratégia de Saúde da Família foi apresentado por técnicos da Secretaria Municipal da Saúde nesta segunda-feira, 26, à Câmara de Vereadores de Sapiranga.

Nos moldes dos PSFs, o programa implantado pela prefeitura da Cidade das Rosas, segundo a sua coordenadora Elisete Faber Benetti, possui três unidades municipais que, juntas, atendem ao mês aproximadamente cinco mil pacientes, incluindo-se atendimentos médicos domiciliares. A apresentação ocorreu durante a sessão ordinária da Casa.

\r\n

A coordenadora dos ESFs Elisete Faber Benetti, como auxílio da médica Beatriz Mengotto, destacou que objetivo são a prevenção, promoção e a recuperação da saúde. As três unidades estão assim distribuídas: uma na Vila São Paulo e duas na João Goulart. “Elas estão dotadas de médico, dentista, enfermeira, técnicos de enfermagem, agentes de saúde e auxiliar administrativo”, destaca Elisete.

\r\n

Entre os serviços oferecidos pela ESF estão, por exemplo, a captação precoce de gestantes, o pré-câncer, as consultas médicas e os atendimentos odontológicos. “Para que corra tudo bem fazemos reunião semanal, momento em que discutimos e avaliamos os principais casos”, destacou o médico Marcelo Casado.

\r\n

A apresentação feita pela equipe da Saúde, de acordo com presidente Disso Ivan Civa, o Dídio (PMDB), mostrou a todos nós a importância da Estratégia de Saúde da Família implantada pelo governo municipal. “Hoje contamos com uma grande redução da mortalidade infantil, além disso, conseguimos atender em casa, idosos, crianças e jovens sem condições de saúde para se locomover até os postos de saúde”, destacou Dídio.