16/09/2010 - RS amplia cuidados devido à dengue tipo 4 no Norte



A confirmação da dengue tipo 4 nos estados do Norte amplia os cuidados de prevenção contra a doença no Rio Grande do Sul. Segundo o coordenador do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CVS), Francisco Paz, existe um alerta no país inteiro em relação à dengue, enfatizando a importância da prevenção. "Na região Norte existe uma circulação maior dos outros três tipos de dengue, diferente do RS, onde ela é restrita. Mesmo assim, o alerta é mantido", afirmou o coordenador do CVS. A dengue tipo 4 veio da Venezuela, onde a circulação do vírus é comum.

Francisco Paz destacou que os sintomas dos quatro tipos de dengue são similares. Ela se manifesta, principalmente, pela dor de cabeça, febre durante cerca de sete dias, dores nas articulações e no músculos e atrás dos olhos. Indisposição, perda de apetite, náuseas e manchas vermelhas pelo corpo são outros sintomas da doença. Ele apontou que as pessoas que viajarem para a região Norte e apresentarem os sintomas devem procurar atendimento médico o mais rápido possível.

Mesmo assim, com a proximidade dos meses de temperaturas elevadas, o coordenador ressaltou que a população precisa adotar os cuidados contra a proliferação das larvas do mosquito Aedes aegypti. A principal iniciativa é evitar a água parada em potes de plástico, vasos de flores e ralos. Ele ainda destacou que essa é a única maneira de evitar um surto no próximo verão.

Outra medida é não deixar água acumulada em pneus. Para isso, o Estado firmou convênio com a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), que desenvolve o Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis. O objetivo é facilitar o recolhimento de pneus velhos. A iniciativa funciona por meio dos chamados Ecopontos. Após o recolhimento, eles têm uma destinação ambientalmente correta.

No local, também é possível deixar outros tipos de entulhos e resíduos recicláveis. Atualmente, já existem Ecopontos, por exemplo, em Porto Alegre, Erechim, Frederico Westphalem, Santa Rosa, Horizontina e Caxias do Sul.

De acordo com dados do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan), o Estado notificou neste ano 4.495 casos da doença, sendo que 2.808 foram confirmados. Do total, 110 foram identificados como autóctones (quando são contraídos dentro do Estado).

Fonte: Correio do Povo – 16/09/2010