17/09/2010 - Unidade móvel aproximará COREN-RS dos seus inscritos



Os profissionais de enfermagem que atuam no interior do Estado, inclusive aqueles que moram em cidades de difícil acesso ou que ficam longe da sede e das subseções do COREN-RS, poderão se aproximar com mais facilidade do seu Conselho Profissional.

Esta semana, o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), dentro da programação do 13º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), doou uma unidade do COREN Móvel para o COREN-RS.

Para a enfermeira Helena Zabluk, coordenadora do Departamento de Inscrição e Cadastro (DIC) do COREN-RS, este era um sonho de longa data. “Nossa meta é passar em todas as cidades do RS, inclusive nos pontos mais distantes de cada subseção. É o DIC indo até o inscrito, se aproximando dos profissionais”, disse.

Durante muitos anos, o COREN-RS realizou mutirões no interior do Estado, atendendo a demanda reprimida por inscrições, cancelamentos do registro profissional, parcelamento das dívidas, entre outros serviços. Com o COREN Móvel, a comodidade e a praticidade no atendimento será maior.

O veículo doado pelo Cofen conta com ar condicionado, instalação hidrossanitária, guarda-volumes, toldo externo, bagageiros laterais, compartimento para monitores LCD externos, aparelho leitor de DVD, impressora multifuncional a laser, notebooks, frigobar, sofá para acomodar seis pessoas, mesas de atendimento, poltronas para atendentes, cadeiras para clientes, tv de LCD externa e interna, além de mesa e bancos para área externa.

Ideia antiga
A ideia de implantar uma unidade móvel, visando o atendimento dos inscritos do interior do Estado, é antiga. Para a Autarquia, é um meio do COREN-RS ganhar as estradas, atingindo localidades distantes da sede e das subseções.

Segundo a presidente do COREN-RS, Dra. Maria da Graça Piva, apesar do eficiente atendimento prestado aos Profissionais de Enfermagem, pela sede e subseções, muitos inscritos deixam de regularizar a sua situação em razão das distâncias geográficas.

"O COREN Móvel permitirá a redução do tempo de deslocamento e diminuirá os gastos em relação à infraestrutura necessária para a realização do serviço que já vínhamos fazendo através dos mutirões", concluiu.