15/09/2010 - Informativo SEPESQ - Nº 1/ Setembro de 2010



O primeiro semestre de 2010, mostrou-se produtivo para o Setor de Pesquisa do COREN-RS (SEPESQ) à medida que manteve seus membros focados no objetivo principal que é o de fomentar a pesquisa em enfermagem.  

Os integrantes do Setor de Pesquisas empenharam-se no planejamento e na elaboração de instrumentos pertinentes às linhas mestras que deverão nortear os autores, da área de enfermagem e afins, que tenham interesse em publicar seus artigos na revista do COREN-RS, iniciativa que se tornou realidade no último trimestre de 2009.  

Ao criar tais normas, que serão publicadas na próxima edição da revista, o Conselho Regional de Enfermagem do RS proporcionará novas oportunidades para divulgação de trabalhos científicos, que ficarão disponíveis também em outros veículos de comunicação do Conselho.

Além disso, o setor de pesquisa investiu em mudanças, que serão disponibilizadas oportunamente, no link do SEPESQ, facilitando o acesso.  

Cabe ressaltar que o Setor de Pesquisa encontra-se na fase de levantamento de dados que subsidiam o estudo retrospectivo do Centro Histórico Cultural (CHC), que foi abordado de forma breve na Enfermagem Gaúcha em Revista, edição III.

Ainda, cabe o registro de outros eventos científicos que ficaram a cargo do SEPESQ: em março a Enfª MSc. Márcia Schmitt palestrou sobre o tema Assistência de Enfermagem ao paciente submetido à cirurgia bariátrica. Em maio a Enfª MSc. Elisiane Lorenzini conduziu a palestra: Dimensionamento de Pessoal.  

Além das atividades citadas, o setor de pesquisa também se manteve colaborando na análise e construção de projetos de pesquisa encaminhados por inscritos.