23/09/2010 - Encontro abordou Ensino a Distância na enfermagem



A convite do COREN-RS, representantes das escolas de ensino técnico do Estado estiveram, nesta quarta-feira (22), na sede do Conselho. O objetivo deste encontro foi promover a integração dos participantes, orientando-os quanto à abertura e manutenção de cursos de enfermagem no formato EaD (Educação a Distância).

Na oportunidade, a presidente do COREN-RS, Dra. Maria da Graça Piva, lembrou que nos últimos meses duas escolas do RS fecharam por não atender aos requisitos que garantissem uma boa aprendizagem aos profissionais. “Queremos evitar que os problemas prossigam, fazendo isto de forma preventiva”, disse. A presidente salientou também a importância do conhecimento da legislação que regula o EaD.

Em seu relato de experiência, a enfermeira Cecília Perlin Ramos, da Escola Santa Mônica, de Cruz Alta, reforçou a necessidade de docentes cada vez mais preparados – investiu em 2 anos de capacitação especialmente para o EaD, que, segundo ela, exige mais dos professores do que o ensino regular.

Segundo a coordenadora do Departamento de Inscrição e Cadastro do Conselho, enfermeira Helena Zabluk, entre os temas abordados estiveram a titulação dos professores, o acervo bibliográfico e os equipamentos e materiais necessários para um ensino e aprendizagem adequados.  

Sobre o tema, palestraram as professoras Marta Bulling, do Conselho Estadual de Educação e Marta Silvana Menin, da Coordenadoria Regional de Educação, além da enfermeira Rita Beatriz Timmers, da Factum Ensino Técnico.

Ainda durante o encontro, o professor da Universidade de Passo Fundo e consultor empresarial, Giezi Schneider, promoveu momentos de integração. O Coral do COREN-RS recepcionou os convidados.