18/10/2010 - Instituição de longa permanência para idosos é fechada



A falta de estrutura adequada para cuidar dos idosos fez com que, esta semana, um asilo de Canoas fosse interditado pela Vigilância Sanitária, Ministério Público e Polícia Civil. A denúncia, feita por funcionários do estabelecimento, engloba maus-tratos e negligência no atendimento prestado aos residentes da casa.

Diante da atual conjuntura, o COREN-RS vem informar que acompanha a instituição desde 2008, quando identificou uma série de irregularidades no serviço de enfermagem. Naquela época, o atendimento era prestado por leigos, não havia Enfermeira Responsável Técnica (RT), tampouco regimento, manual de normas e rotinas, escala de folgas/férias e ata das reuniões.

Inconformidades estas que foram sendo regularizadas com o passar do tempo. Desde o início deste ano, por orientação do Conselho, a instituição contratou enfermeira e encaminhou a anotação de Responsabilidade Técnica. Também passou a contar com um profissional de enfermagem de nível médio e estava com todas as documentações em dia, inclusive com os prontuários organizados corretamente, de forma individual.

Segundo a Enfermeira RT da instituição, que preferiu não ter o seu nome revelado, os problemas identificados estavam mais relacionados à falta de estrutura. “Nos casos em que os idosos eram muito dependentes, não tínhamos o material adequado para prestar o atendimento”, revela.

Com o fechamento da casa, os 17 idosos que viviam no imóvel deverão ser transferidos para outra instituição. Até lá, a RT garante que continuará prestando assistência. “Vou colaborar até quando eles precisarem. Não vou negar atendimento”, disse.

Saiba mais:
- O Departamento de Fiscalização do COREN-RS não tem caráter punitivo, mas orientativo.
- O auto de infração é lavrado apenas em último caso, quando a instituição não demonstra interesse em regularizar as inconformidades identificadas.
- Dúvidas e orientações podem ser solucionadas através do e-mail sac@portalcoren-rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3378-5568
- Denúncias: sepad@portalcoren-rs.gov.br