11/11/2010 - Enfermeira Maria Elena da Silva Nery recebeu título de Professor Emérito



Nesta quinta-feira, a enfermeira Maria Elena da Silva Nery recebeu título de Professor Emérito. A titulação faz parte das atividades comemorativas dos 60 anos da Escola de Enfermagem da UFRGS.

Na oportunidade, os enfermeiros fiscais do COREN-RS Iselde Buschner, Juliana Viana, Vanessa Badaraco e Leandro Sgarabotto cumprimentaram Dra. Nery em nome do Plenário do COREN-RS.

Graduada na primeira turma do curso de Enfermagem do Estado, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1954, Maria Elena da Silva Nery, é um ícone da Enfermagem gaúcha e protagonista da história da profissão no Estado e no Brasil.

\r\n

Primeira dos seis filhos de um casal de pecuaristas de Passo Fundo, Maria Elena, atualmente com 84 anos de idade, teve o apoio dos pais quando decidiu vir estudar em Porto Alegre. A formação no Curso de Visitadora Sanitária, em 1949, realizado com Izaura Barbosa Lima, primeira enfermeira no Estado, reforçou o gosto pela profissão, já manifestado desde a adolescência. “Na época, a graduação existia apenas na Escola de Enfermagem Anna Nery, no Rio de Janeiro. Neste meio tempo, a criação do curso na UFRGS, através da Faculdade de Medicina, possibilitou a minha permanência e a continuação dos meus estudos aqui no Estado”, lembra.

\r\n

As atividades comemorativas aos 60 anos da Escola de Enfermagem da UFRGS culminam no dia 4 de dezembro, com um jantar dançante.