02/12/2010 - Presidente palestrou para profissionais em São Domingos do Sul



Em 19 de novembro, a presidente do COREN-RS, Dra. Maria da Graça Piva, falou para profissionais de Enfermagem em evento que reuniu, em São Domingos do Sul, pessoas vindas de Casca; Serafina Correia; Vila Maria; Nova Bassano; Marau; Paraí; Muliterno; Santo Antonio do Palma; Vanini e Davi Canabarro.

São Domingos do Sul está localizada na microrregião do alto do Taquari e tem uma população de 2.854 habitantes (censo/2007), formada principalmente de descendentes de italianos.

Entre autoridades presentes, a secretária de Saúde do município, enfermeira Rosane Lorenzetti; a conselheira Rozeni Paludo; e a enfermeira fiscal do COREN-RS, Roberta Silva.

A capacitação –  em atendimento ao politraumatizado na sala de emergência – ficou por conta do enfermeiro Roberto Tiska.

De acordo com Dra. Piva, os encontros têm sido um meio bastante importante de comunicação direta entre o Conselho e os Profissionais. “São vários os assuntos que tramitam simultaneamente e todos são cruciais no que diz respeito à vida dos profissionais. Nossa luta é diária. São projetos de lei – 30 horas; redimensionamento de pessoal – cursos de capacitação, decisões e resoluções que precisam ser constantemente estudadas para que a Enfermagem cresça cada vez mais”.

Em sua fala, a presidente ressaltou a importância da mobilização dos profissionais em oportunidades como essa, em que cada um é porta-voz e multiplicador. “O COREN-RS está sempre disposto a elucidar dúvidas, a proporcionar encontros de conhecimento e também de motivação. E para que isso aconteça é que temos essa agenda repleta de eventos em todo o Estado”, concluiu.

Na oportunidade, Dra. Piva reafirmou o convite para que os profissionais venham conhecer a sede do COREN-RS e o Centro Histórico, em Porto Alegre.