03/12/2010 - Criada Comissão de Atendimento a Urgência e Emergência em Desastres do Rio Grande do Sul

Urgência e Emergência é tema de encontro na sede do COREN-RS

Profissionais de Enfermagem que trabalham com Urgência e Emergência estiveram reunidos nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, na sede do COREN-RS, com objetivo de discutir estratégias de atuação em situações críticas e criar a Comissão de Atendimento a Urgência e Emergência em Desastres do Rio Grande do Sul.

Na primeira parte do programa, o Ten. Cel. BM Marcos de Oliveira – do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina – falou sobre a importância da organização no atendimento a situações de catástrofes e emergências. Segundo Oliveira, é necessário haver um comando de operações com planejamento e logística.

“Precisamos, de acordo com as prioridades, estabelecer metas. Primeiro salvar vidas, depois estabilizar a situação e, como terceira prioridade, preservar bens e propriedades”, reforçou. Os planos de ação estipulam o número de pessoas que vão participar dos atendimentos. As tarefas são divididas de acordo com os perfis profissionais.

Para a presidente do COREN-RS, Dra. Maria da Graça Piva, é essencial a participação dos profissionais de Enfermagem.  “São vocês, que trabalham na ponta do atendimento ao trauma, que melhor podem sinalizar e apontar as diferentes necessidades para o atendimento qualificado” disse.

A Comissão de Atendimento a Urgência e Emergência em Desastres do Rio Grande do Sul tem em sua composição 16 profissionais de Enfermagem (técnicos e enfermeiros). O principal objetivo é atuar de forma educativa na difusão de conhecimentos através de incentivo à pesquisa científica em atendimento de urgência e emergência, formação de parcerias para cursos e buscar apoio de órgãos internacionais para criação de um grupo de enfermagem instrumentalizado em atendimento de desastres.

No final da manhã do terceiro do dia do evento, os participantes apresentaram à presidente do COREN-RS, Dra. Maria da Graça Piva, o regimento, uma proposta de programa curricular mínimo para capacitação em atendimento de Enfermagem em emergência, e o planejamento das futuras ações para implementação da Comissão.

“Foi um grande passo da Enfermagem do Rio Grande do Sul e a diretoria – juntamente com os conselheiros integrantes do atual Plenário do COREN-RS –  está muito satisfeita com o resultado desse trabalho. Este empenho inicial repercutirá em mais qualidade aos atendimentos de Enfermagem em situações de desastres. Temos certeza de que os profissionais estão mais conscientes da importância de nos mobilizarmos para crescermos”, concluiu Dra. Piva. 

A Comissão, integrada pelos enfermeiros Albino Gelsdorf Junior, Alex Martins Antunes, Alexander de Quadros, Ana Lúcia Maciel, Dinorá Cenci, Gabriel Grzechoezinski Tolfo, Gisele Bastos, Ivete Kirchhof Preussler, Kênia da Silva Maia, Marta Gabriela Dossa, Núbian Jandira Piva, Roberto Tyska, Sônia Guterres e pelos técnicos de enfermagem Radames Leite Martins, Roberto Moraes Jacques, Rômulo Kutzmann e Rozeni Paludo, tem nova reunião agendada já para o início de 2011, no mês de janeiro.