17/01/2011 - Operação Verão Dois visita instituições no Litoral



Dando prosseguimento às atividades da Operação Verão Dois, que dá atenção especial às instituições de saúde durante o verão, as enfermeiras fiscais Vanessa de Oliveira Apoitia e Iselde Buchner apuraram, na semana passada, a situação de atendimentos de Enfermagem nos balneários Pinhal e Quintão.

Na oportunidade foram visitados em Pinhal o PSF Magistério, o SAMU Salvar 192 RS e a UBS 24 Horas Sueli Santos e Souza. Já no Balneário Quintão, a fiscalização esteve no PSF e no Pronto Atendimento.

De acordo com as Fiscais, no SAMU Salvar 192 RS - Base Pinhal as ambulâncias de Suporte Avançado e Básico possuem materiais e equipamentos disponíveis para a assistência aos usuários no período de verão e o quantitativo de profissionais de Enfermagem – de nível superior e médio – está adequado. Ressalva, entretanto, para a equipe de atendimento do Suporte Avançado, visto que não possui médico em todo o período de atuação. Nesta mesma unidade foi também constatada a ausência de Enfermeiro Responsável Técnico e do Regimento do Serviço de Enfermagem.

Já na UBS 24 horas Sueli Santos de Souza, a equipe constatou que a instituição tem materiais e equipamentos compatíveis com a necessidade de assistência no verão. As enfermeiras fiscais do COREN-RS ressaltaram, porém, a ausência de Enfermeiro Responsável Técnico e de Manuais de Normas e Rotinas.

Para a presidente do COREN-RS, Dra. Maria da Graça Piva, a Operação Verão Dois está sendo muito positiva nesta atenção especial aos profissionais de Enfermagem do litoral.

“Precisamos reforçar o atendimento que já damos durante o ano porque no período de verão a demanda da assistência aumenta. Os Auxiliares, os Técnicos e os Enfermeiros são mais exigidos e os recursos necessários ao atendimento de Enfermagem devem estar à disposição desses profissionais”, reforça a presidente.

A Operação Verão Dois seguirá visitando as instituições de saúde do Litoral Norte até o final de fevereiro.