20/01/2011 - Conselheiras visitam instituições de saúde no Interior do Estado



Dando continuidade às ações que buscam orientar, informar e levantar as necessidades dos profissionais de Enfermagem em diferentes instituições de saúde, as conselheiras Rozeni Paludo e Claudia Collovini estiveram nos últimos dias 11, 12 e 13 visitando as secretarias de Saúde e hospitais dos municípios de Marques de Souza; Pouso Novo; São José do Herval; Carazinho; Coqueiro do Sul; Almirante Tamandaré do Sul e de Mormaço.

As conselheiras levaram informações sobre as várias atuações do Conselho para o crescimento da profissão. Foi destacada também a importância da participação dos profissionais no sentido de enviar ao COREN-RS seus questionamentos e suas necessidades locais.

Na oportunidade, os profissionais foram atualizados sobre o andamento dos PLs 2295/2000; 1891/2007 e 4924/2008 que tratam, respectivamente, do piso salarial e da carga horária. Foram apresentadas também as comissões de Auxiliares e Técnicos, de Enfermeiros, de Urgência e Emergência e do COREN-RS Jovem.

De acordo com a conselheira Rozeni Paludo, a receptividade dos colegas profissionais de Enfermagem demonstrou a satisfação com que as informações foram recebidas.

“Fomos muito bem recebidos nas instituições. Elogiaram a aproximação do Conselho e da forma descontraída destas visitas. Os profissionais sentiram-se mais à vontade para expor suas dúvidas e dificuldades”, reforçou a Conselheira.

Chamou atenção das Conselheiras o modelo de gestão e o atendimento de 100% da população feito pela UBS de São José do Herval e também a organização da UBS Marques de Souza.

“Marques de Souza tem um mapa dos bairros da cidade com a localização por nome das famílias onde identificam os hipertensos, os portadores de diabetes e as gestantes. É uma obra de mestre”, disse a conselheira Claudia Collovini.

A falta de conhecimento de alguns gestores públicos sobre a legislação do exercício profissional da Enfermagem também foi observado pelas conselheiras.

Ficou definido que, em julho, Carazinho sediará encontro do COREN-RS com tema de palestra e capacitação a ser definido pelas enfermeiras Anelise Almeida e Alexandra da Silva (SMS) junto com os profissionais da região.