08/02/2011 - COREN-RS e Sindisaúde fiscalizam em conjunto



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul e o Sindisaúde fazem parceria de fiscalização.  A iniciativa – que pretende atender com maior agilidade as demandas referentes à atuação das duas instituições – consiste na visita de enfermeiros fiscais do Conselho e do Sindicato numa mesma ação. 

Desde a última semana de janeiro, os fiscais do COREN-RS já visitaram – junto com os representantes do Sindisaúde – as instituições: Associação Encarnation Blaya – Clínica Pinel e Hospital Parque Belém, em Porto Alegre, e o Hospital Municipal de Pronto Socorro Deputado Nelson Marchezan – HPS de Canoas.

As abordagens feitas pelos enfermeiros Igor Prestes e Vanessa Apoitia, juntamente com os representantes do Sindisaúde – Elenita Marta Flores e Luciano Soares – tiveram objetivo de verificar os quantitativos de profissionais de Enfermagem e as condições de funcionamento do Serviço de Enfermagem.

De acordo com a coordenadora da Fiscalização, enfermeira Roberta Almeida, a iniciativa pretende dar mais agilidade às demandas das duas entidades e atender os interesses dos profissionais e dos usuários dos serviços de Enfermagem.

Para a presidente do Conselho, Dra. Maria da Graça Piva, o resultado da parceria entre as instituições tem sido positivo.

“Estamos atentos para novas possibilidades e parcerias que possam agilizar no atendimento das questões relacionadas ao exercício da enfermagem. Com esta parceria, buscamos melhorar a qualidade do trabalho e do serviço que entregamos à população”, disse a presidente.  

Em todas as visitas, os responsáveis foram orientados no sentido de observar a Resolução 293/04, buscando o redimensionamento dos Profissionais de Enfermagem das instituições.