09/02/2011 - COREN-RS apresenta resultado da Operação Verão no Litoral Norte



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (COREN-RS), através do seu Departamento de Fiscalização, realizou abordagens fiscalizatórias nas principais Instituições de Saúde do Litoral Norte com objetivo de avaliar os recursos materiais e humanos no atendimento durante o período de verão – estação em que aumenta a demanda dos serviços.

Foram visitadas 27 Instituições em onze Municípios do Litoral Norte: Município de Palmares do Sul: PSF e Pronto Atendimento de Quintão e Hospital São José – Sociedade Beneficente São Jose; Município de Balneário Pinhal: UBS 24 horas Sueli Santos de Souza; SAMU Salvar 192 RS – Base Pinhal e PSF Magistério; Município de Cidreira: UBS de Urgência e Emergência Eva Dias de Mello; Município de Tramandaí: Ulbra Saúde – Hospital Tramandaí; SAMU Salvar 192 RS – Base Tramandaí e UBS Emergência 24 horas; Município de Imbé: UBS Central 24 horas; UBS Mariluz; UBS Albatroz e UBS Santa Terezinha; Município de Xangri-Lá: Posto 24 horas e Posto de Saúde Rainha do Mar; Município de Capão de Canoas: Hospital Beneficente Santa Luzia; Pronto Atendimento médico 24 horas – PAM; SAMU Salvar 192 RS – Base Capão da Canoa; Unidade de Saúde de Capão Novo; Unidade de Saúde de Arroio Teixeira e Unidade de Saúde de Curumim; Município de Arroio do Sal: Unidade de Saúde Central 24 horas; Município de Torres: Hospital Beneficente Nossa Senhora dos Navegantes; SAMU Salvar 192 RS- Base Torres e Posto de Saúde Américo Muniz dos Reis; Município de Capivari do Sul: SMS de Capivari do Sul- Unidade de Saúde; e Município de Osório: Associação Hospitalar São Vicente de Paulo.

Ao término desta fase da Operação, foi traçado o seguinte panorama das condições de trabalho dos profissionais de Enfermagem e da organização do serviço para o atendimento à população: de modo geral todas as instituições possuem recursos humanos de Enfermagem, materiais e equipamentos disponíveis para a assistência aos usuários.

\r\n

Ainda assim, constatamos que alguns Municípios e seus serviços possuem dificuldade para referenciar pacientes de maior gravidade a centros especializados. Na avaliação de nossa equipe de fiscalização isso se deve ao importante déficit organizacional, isto é, falta de administração adequada de tempo e recursos.

No entanto, algumas Instituições se destacam pela qualidade diferenciada no atendimento aos seus clientes, demonstrando a presença de um planejamento estratégico, organização administrativa com profissionais qualificados e empenhados em desenvolver um trabalho de referência. Das 27 Instituições visitadas, onze se destacaram.

As instituições destaque, abaixo listadas, receberão, no dia 18 de fevereiro, uma placa de “Instituição Saudável. A cerimônia de entrega das placas acontecerá juntamente com a inauguração do Escritório Regional do COREN-RS, criado para atender os Profissionais de Enfermagem e instituições do Litoral Norte. 

\r\n

Receberão placas de Instituição Saudável: Hospital Beneficente Nossa Senhora dos Navegantes – Torres; Hospital Beneficente Santa Luzia –  Capão da Canoa; Posto de Saúde Américo Muniz dos Reis – Torres; Ulbra Saúde – Hospital Tramandaí – Tramandaí; SAMU Salvar 192 RS – Base Tramandaí – Tramandaí; UBS Central 24 horas de Imbé – Imbé; SMS de Capivari do Sul- Unidade de Saúde – Capivari; Associação Hospitalar São Vicente de Paulo – Osório; Hospital São José – Sociedade Beneficente São José - Palmares do Sul; Posto 24 horas de Xangri-Lá – Xangri-Lá; e Unidade de Saúde Central 24 horas – Arroio do Sal.

"Salientamos que este trabalho tem como objetivo dar maior suporte aos Enfermeiros, aos Técnicos e aos Auxiliares de Enfermagem na medida em que negociamos com os gestores das instituições e dos municípios para diminuir o déficit organizacional, possibilitando mais qualidade no atendimento da população", concluiu a presidente do COREN-RS, Dra. Maria da Graça Piva.