12/05/2011 - Presidente e integrantes do Plenário prestam homenagem

Semana da Enfermagem 12 a 20 de Maio

Colega de profissão:

Em nosso cotidiano vivemos alegrias e enfrentamos dificuldades. Algumas já fazíamos ideia, outras nem imaginávamos. Tantas inerentes a nossa atividade, outras atribuídas porque estamos aqui, 24 horas por dia, trabalhando com a vida e a morte.

E este limiar entre vida e morte, tão curto e duro, nos leva a viver sentimentos e dores que não seriam nossos, se não tivéssemos escolhido a Enfermagem como profissão.

Nossos dias são os clientes do sistema de saúde com suas fragilidades físicas, mentais e emocionais que, somadas as nossas próprias suscetibilidades, trazem sim grandes alegrias e ganhos, mas também angústias e perdas.

Colega, PARE AGORA.

Parafraseando Lya Luft – olhe pela janela do carro, do ônibus, veja nem que seja uma fresta de natureza. Mas olhe com os olhos da alma e perceba que “franjas do imperceptível permitem que a gente cumpra o cotidiano de trabalhos e correrias, amores a cuidar, contas a pagar, o dinheiro escasso, a burocracia implacável, ... tudo isso e muito mais, sem perder a graça”. Aceite a recomendação da escritora e plante um bosque interior com árvores e flores, com sol e lua. E das tantas sementes que teu avental armazena, distribui um pouco aqui e acolá, plantando sonhos que farão a realidade melhor em todas as horas do dia.

Maria da Graça Piva e Plenário do COREN-RS, em homenagem à Semana da Enfermagem 2011.