17/06/2011 - Começa amanhã a vacinação contra a pólio e o sarampo



Duas importantes campanhas de vacinação das crianças começam neste sábado (18 de junho): conta a pólio e contra o sarampo. Todas as crianças menores de 5 anos devem receber as duas gotinhas para prevenir a poliomielite, também conhecida por paralisia infantil. No RS, são mais de 656 mil crianças nessa faixa etária. Além disso, todas as crianças de 1 ano a menores de 7 anos devem ser vacinadas contra o sarampo, mesmo que já tenham recebido a dose anteriormente. A dose tríplice viral também protege da rubéola e caxumba. Nessa idade, são 805 mil crianças no Estado. A meta é vacinar ao menos 95% de cada grupo. As doses estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios.

A vacinação contra a pólio é importante para manter o Brasil livre da circulação do vírus, que foi registrado pela última vez no país em 1989. Contudo, 26 países ainda registram casos, sendo quatro deles endêmicos (Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão).

A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.

SARAMPO

Uma novidade na campanha de vacinação deste ano é a imunização conjunta contra o sarampo. No início da primeira etapa, 18 de junho, além das gotinhas contra a paralisia infantil, todas as crianças entre um ano e menores sete anos devem se vacinar contra o sarampo, mesmo que já tenham sido vacinas anteriormente. Não há risco da criança receber as doses ao mesmo tempo, que podem ser dadas às crianças no mesmo dia, sem prejudicar a saúde delas. A campanha vai até o dia 22 de julho.

Esta vacinação é chamada de campanha de seguimento, que ocorre no intervalo de três a cinco anos. A última foi realizada em 2004, outra estava prevista para 2009, mas não aconteceu por conta da pandemia da H1N1, nem ocorreu em 2010 por conta da vacinação contra a Gripe A. 

O Rio Grande do Sul e outros sete estados (SP, MG, RJ, PE, BA, CE e AL) foram identificados pelo Ministério da Saúde para terem a campanha antecipada, levando em conta critérios de fluxo turístico, densidade populacional e localidades com menores coberturas da vacina nos últimos anos.

Neste ano, o Estado já tem três casos confirmados de sarampo, no município de Viamão. Todos são de pessoas não vacinadas e que tiveram contato com viajantes portadores da doença. Em 2010 foram oito casos confirmados no RS - todos importados ou associados a esses casos vindos do Exterior.

Fonte: Secretaria da Saúde - RS