25/07/2011 - Sem atingir a meta, vacinação contra o sarampo é prorrogada por mais uma semana no Estado

Até a tarde desta sexta-feira, 87,5% do público alvo havia sido vacinado no Rio Grande do Sul

A Campanha de Vacinação contra o Sarampo, que terminaria nesta sexta-feira, foi prorrogada no Estado até o dia 29 de julho, pois a meta de vacinar 95% do público alvo não foi atingida.

Até a tarde desta sexta-feira, o banco de dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI), registrava a vacinação de 87,5% do público alvo no Estado, o que corresponde a 705 mil crianças. No total, a população estimada nessa faixa etária chega a 805 mil crianças. 

Segundo o Centro Estadual de Vigilância em Saúde, 342 cidades gaúchas já passaram de 90% de cobertura, sendo que mais de 248 municípios atingiram a meta de 95%. 

A Região Metropolitana, Fronteira Oeste e região dos vales são as que registram os índices mais baixos de cobertura.

A vacinação seguirá nos postos de saúde, com ênfase nos municípios que ainda não atingiram a meta de 95% de imunização das crianças maiores de um ano e menores de sete anos. Estes municípios devem avaliar sua situação e implementar estratégias na busca pela imunização das crianças ainda não vacinadas.
 

Sociedade de Pediatria recomenda a vacina

A Sociedade de Pediatria do Estado recomenda a vacina contra o sarampo, que protege também contra a rubéola e a caxumba. Essa vacinação é chamada de campanha de seguimento, e foi antecipada em oito estados brasileiros para manter o país sem transmissão disseminada do vírus, uma vez que há surto da doença na Europa.

Com a chegada das férias de julho, aumenta tanto o fluxo de turistas estrangeiros para o Brasil quanto a ida de brasileiros para o exterior. 

O Rio Grande do Sul foi um dos oito estados identificados pelo Ministério da Saúde para terem a campanha antecipada, levando em conta critérios de fluxo turístico, densidade populacional e localidades com menores coberturas da vacina nos últimos anos.

Neste ano, o RS já registrou sete casos confirmados de sarampo. Todos são de pessoas não vacinadas e que tiveram contato com viajantes portadores da doença. Em 2010 foram oito casos confirmados no Estado - todos importados ou associados a casos vindos do Exterior.
Fonte: Jornal ZERO HORA