10/08/2011 - CTEP/Cofen formaliza rede de Câmaras Técnicas de Educação e Pesquisa dos CORENs no 14º CBCENF



A Câmara Técnica de Educação e Pesquisa do Cofen convocou representantes dos Conselhos Regionais para formalizar a rede das Câmaras Técnicas de Educação e Pesquisa dos CORENs, no modelo de gestão do Sistema Cofen/CORENs. O encontro, presidido pela coordenadora da CTEP/Cofen, Dorisdaia de Humerez, ocorreu na tarde desta quarta, dia 10 de agosto, durante o 14º CBCENF.

 

Divididos em grupos e de posse de um roteiro, alguns pontos foram levantados. Um dos questionamentos abordou o que os grupos consideravam que os CORENs podem fazer para participar do processo educativo e de pesquisa em seu Estado contribuindo com a profissão, já que os Conselhos não têm competência de fiscalização de cursos. O objetivo foi estimular os profissionais a pensar na Câmara no sentido de estabelecer cooperação com a formação em Enfermagem, estruturando-as enquanto um sistema. Entre as sugestões específicas para estas Câmaras Técnicas, o grupo propôs incluir, como membros, enfermeiros fiscais, profissionais vinculados à pesquisa nas instituições e representantes dos serviços de Enfermagem.

 

O COREN-RS se fez presente através da enfermeira fiscal Moiseli Paz. Participaram do grupo de debates com o Rio Grande do Sul representantes dos Conselhos de Tocantis, da CTEP de Minas Gerais e uma estudante de Enfermagem de Santa Catariana interessada em gestão na área. Ao término do encontro, ficou definido que cada Conselho irá estruturar um projeto de Câmara Técnica do Regional a ser encaminhado ao Cofen.

 

A CTEP/Cofen tem, entre suas finalidades, subsidiar o Sistema Cofen/CORENs para o desenvolvimento técnico-científico com vista à uniformidade de procedimentos, atuando também para minimizar dúvidas suscitadas pelos CORENs relacionadas à educação formal em Enfermagem.