29/09/2011 - COREN-RS foi parceiro no plano de mobilização social



Em setembro, a Secretaria Estadual de Saúde apresentou o relatório final da Campanha de Seguimento contra o Sarampo 2011. A ação foi realizada em duas fases, ficando o Rio Grande do Sul na primeira. Os Estados do primeiro grupo para realização da campanha se caracterizavam por ter casos confirmados da doença em 2001, apresentar um aporte turístico considerável ou possuir baixas coberturas vacinais para a Tríplice Viral.

 

Para que campanha de seguimento alcançasse o objetivo proposto pelo Ministério da Saúde, várias estratégias de ação foram desenvolvidas pelo Comitê Central da Campanha. O COREN-RS foi um dos parceiros no plano de mobilização social por ser considerado um dos grupos chaves neste processo. Os representantes da entidade participaram de reuniões técnicas que resultaram na emissão de materiais gráficos, cartas e comunicação eletrônica aos membros do Conselho para solicitar a colaboração de todos no esclarecimento e encaminhamento da população para a vacinação.

 

As campanhas de seguimento contra o sarampo compreendem as atividades de vacinação, realizadas periodicamente e de forma indiscriminada, com o objetivo de vacinar crianças suscetíveis. Estas ações de vacinação contra o sarampo têm tido um impacto importante na redução das mortes por essa doença. A finalidade da campanha contra o sarampo deste ano definida pelo Ministério da Saúde foi a de buscar imunidade de grupo de 95%, fazendo que não se estabeleça uma coorte aceleradora que possibilite o aumento do número de casos e permita a manutenção da circulação autóctone.