14/10/2011 - Alunas do Senac-RS se destacam no maior campeonato de educação profissional do mundo



As estudantes gaúchas Jéssica Amaral e Renata Araújo obtiveram destaque na WorldSkills Competition, maior campeonato de educação profissional do mundo. A dupla conquistou a quinta colocação na categoria Cuidador (Técnico em Enfermagem no Brasil). Elas competiram com duplas de outros 14 países e foram avaliadas por renomados profissionais da área. Com isso, elas obtiveram o certificado de Excelência da WorldSkills. “Nos saímos bem desde o início da competição. Batalhamos pelo pódio, mas o certificado de excelência já comprova nossa dedicação e conhecimento”, afirmam as alunas.

 

A competição aconteceu em Londres, de 5 a 8 de outubro, onde a dupla realizou diversas provas que simulavam o dia a dia da profissão. A jornada até a WorldSkills foi longa: começou em março de 2010, quando Jéssica e Renata competiram e venceram as Olimpíadas do Conhecimento, no Rio de Janeiro, com participantes do Brasil e da América Latina. Desde então, as alunas começaram a se preparar com os melhores profissionais da área especialmente para a competição. Foram mais de 560 dias com estudos diários de 8 horas, além de aulas de inglês, teatro e acompanhamento psicológico.

Ao todo, mil competidores de 51 países participaram da WorldSkills em diversas categorias. O campeonato, organizado a cada dois anos ímpares pelo WorldSkills International, aceita participantes de, no máximo, 21 anos.

Além do acompanhamento das professoras do Senac-RS, local onde cursam o Técnico de Enfermagem, Jéssica Amaral e Renata Araújo receberam apoio do COREN-RS. Por iniciativa do Conselho, as jovens contaram com assessoria na área técnica, oferecida por duas enfermeiras que as auxiliaram na realização correta dos procedimentos, e uma professora de teatro, para auxiliar na desenvoltura de atuação.