13/12/2011 - Mensagem da Presidente do COREN-RS



Os últimos meses têm sido pesados e desgastantes. Não pelo trabalho árduo, porque isto já faz parte da vida da gente pela profissão que escolhemos. O que é pesado e desgasta sobremaneira é o conflito de interesses, é o retrabalho.

Neste processo eleitoral – que ainda não terminou – vieram à tona diferentes faces da Enfermagem: aquela que se informa, participa e deseja ver terminados os projetos iniciados; a que busca informações para então se posicionar; a que reclama por comunicações, mas não acessa as que estão ao seu dispor; a que reclama por reclamar e a que reconhece o que está sendo feito e contribui enviando um e-mail, um telefonema ou simplesmente um pensamento positivo. Ocorre-me que estas nossas faces, às vezes “poliqueixosas”,  são reações normais de seres humanos que passam os dias cuidando das queixas dos outros. Tanto atendemos e cuidamos que talvez só tenhamos a liberdade de nos mostrar mais suscetíveis dentro da profissão, uns com os outros.


Embora a experiência de um processo eleitoral conturbado tenha sido inédita para todos da Enfermagem do Rio Grande, a percepção de que os Profissionais necessitam de cuidados especiais já havia sido deflagrada há muito tempo. Por esta razão, várias iniciativas foram tomadas, como por exemplo, a implantação do Projeto Cuidando do Cuidador (atendimento com terapias complementares, Consulta de Enfermagem); convênios (psicólogos, dentistas, restaurantes, SESC, ...); capacitações em diferentes áreas e locais; encontros e eventos. Criamos as Comissões de Urgências e Emergência, de Auxiliares e Técnicos, de Enfermeiros, de Ética, de Estudantes, entre outras. Com estas medidas buscamos que a face predominante da Enfermagem seja de satisfação e bem-estar. Entendemos que os profissionais precisam ter melhores condições de trabalho e muito já conseguimos mudar com o dimensionamento de pessoal nas instituições gaúchas. Diminuímos o número de pacientes por profissional e com isso, além de reduzir a carga individual, aumentamos o número de profissionais no mercado de trabalho.

Ainda temos a continuidade do processo eleitoral pela frente. Convido a todos para que busquem informações sobre o seu Conselho Profissional. Peço que entrem no site www.portalcoren-rs.gov.br e vejam tudo o que oferecemos para melhorar a nossa profissão. Nós estamos aqui para fazer cada vez mais, pensando sempre no melhor para você, Profissional de Enfermagem.

 

 

 

Enfermagem no Natal

 

É tempo de Natal. É tempo de renovarmos nossos votos, de pensarmos no novo ano que vem chegando.

Na assistência, na administração ou na docência, independente da área em que a exerçamos, desejamos que a Enfermagem traga muitas satisfações em todos os dias de 2012.

Desejamos a você um Feliz Natal e que em 2012 sejamos felizes fazendo o melhor pela nossa profissão!

 

Porto Alegre, 12 de dezembro de 2011.

 

 

Maria da Graça Piva
         COREN-RS 9.499
            Presidente